quarta-feira - 09/07/2025

“14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mossoró” inicia com mais 200 pessoas inscritas

CMAS dá início à “14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mossoró”, na tarde desta quarta-feira (9).

Por: Solange Santos

Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), deu início à “14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mossoró”, na tarde desta quarta-feira (9), no auditório da UniCatólica.

Arnon Dutra - presidente do CMAS

“A Conferência Municipal da Assistência Social acontece a cada dois anos. Ela é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, e este ano estamos com o objetivo de tratar sobre as políticas públicas da assistência social do município. É um momento de discussão onde toda a sociedade é organizada, as entidades da sociedade civil, os usuários, trabalhadores do SUAS, se encontram para debater e discutir melhorias para a assistência social de Mossoró. E daqui sairão propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual em Natal. Estamos com um público muito bom, com mais de 200 inscritos, e estamos no primeiro dia”, declarou Arnon Dutra, presidente do CMAS.

A nova titular da Semasc, Shirley Targino esteve presente no evento e destacou a importância do papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS, na busca dos direitos das políticas públicas.

Shirley Targino - secretária da Semasc

“Hoje é o terceiro dia que estou como secretária da Semasc, mas eu estou vendo a grandiosidade de um trabalho já existente aqui pela Prefeitura, com a assistência social do município. Eu quero estar aqui de mãos dadas com todos para continuarmos esse trabalho tão grandioso. É importantíssimo o papel do SUAS, o qual está completando 20 anos e é quem comanda todos os programas federais, estaduais e municipais, e nós vamos estar aqui com toda a disposição do mundo para continuar esse trabalho”, enfatizou.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Mossoró, Etevaldo Almeida, que atuou anteriormente como titular da Semasc, ressaltou a importância de dialogar sobre as políticas públicas do SUAS.

Etevaldo Almeida - secretário adjunto da Secretaria de Governo

“Essa conferência é fundamental para pautarmos a política pública do Sistema Único de Assistência Social dentro de uma dinâmica que precisamos operacionalizar a assistência social conforme as normativas do SUS, comemorando seus 20 anos. Participamos enquanto secretário da Semasc, participamos das discussões junto ao Conselho no planejamento desse Conferência. E hoje estamos aqui com a missão de apresentar uma discussão sobre a gestão financeira e orçamentária do SUAS. É a Conferência que nos respalda enquanto política pública de assistência social, para que a gente possa potencializar no município de Mossoró, toda a dinâmica da assistência social”, concluiu.

O evento tem contado com a presença de representantes dos Conselho Municipal e Estadual, da Semasc, entidades de Assistência Social, usuários e trabalhadores do SUAS, do Poder Legislativo, Judiciário e do Ministério Público. A 14ª Conferência segue com sua programação nesta quinta-feira (10), durante o dia inteiro.

Anterior Próximo