Tamanho da fonte

01/09/2021

SMDSJ inicia curso de nivelamento e atualização para trabalhadores do SUAS

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) deu início ao curso de nivelamento e atualização profissional na Política da Assistência Social para trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em nível municipal.

O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira, 31, no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo. O curso é voltado para coordenadores e técnicos da Política de Assistência Social, será realizado em cinco módulos e vai se estender até dezembro.

A assistente social Ferdinanda Fernandes explica que esse primeiro momento foi para apresentação inicial do projeto e ouvir as demandas dos trabalhadores do SUAS. O curso será certificado em 60 horas.

“Hoje foi a abertura e apresentação do nosso cronograma. Apresentamos acordos que foram criados e também sobre questão de frequência, de carga horária e certificação do curso. O curso de nivelamento e capacitação é direcionado a todos os trabalhadores do SUAS a nível municipal, tanto da Proteção Social Básica quanto da Proteção Social Especial”.

Marwyla Lima, também assistente social e que conduz o curso ao lado de Ferdinanda, destaca que a importância do curso é fazer esse processo de atualização dos profissionais que estão na política da assistência e também realizar o nivelamento entre os profissionais a ofertar o melhor serviço.

“Realizar um nivelamento profissional acerca da Política de Assistência Social para os profissionais objetivando efetivá-la como direito social, com isso, afastando os profissionais de práticas de caráter assistencialistas.

O módulo 1 vai tratar sobre evolução histórica da política de assistência social no Brasil bem como seus ordenamentos legais. O módulo 2 trabalhará a centralidade no usuário da política, bem como estratégias de atuação dos profissionais a partir da busca ativa, demanda espontânea, visita domiciliar, postura profissional e linguagem.

Já no módulo 3 ocorrerão mesas-redondas para se apresentar e discutir a Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. No módulo 4, será articulada a rede de serviços e atendimentos socioassistenciais do município a partir da referência e contra referência.

Para encerrar, o módulo 5 trará discussões acerca dos indicadores sociais, fragilidades, desafios e potencialidades da política de Assistência Social a partir do âmbito local. Todos os módulos trarão momentos teóricos e práticos.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)