Tamanho da fonte

Quarta-feira - 08/09/2021

Serviço de Inspeção Municipal apresenta ações de saúde pública à comitiva de Janduís

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), recebeu na manhã desta quarta-feira, 8, uma comitiva de Janduís, representada pelo vice-prefeito e secretários municipais. Os integrantes do SIM relataram breve histórico de como o serviço foi implantado em Mossoró.

A médica veterinária Allany Medeiros destacou que o Serviço de Inspeção Municipal tem sempre essa abertura de receber outros municípios interessados no trabalho realizado pelo SIM e também em conhecer o funcionamento do órgão.

“Nós ficamos felizes quando recebemos colegas técnicos e profissionais de outros municípios que vêm conhecer a nossa realidade. E quando podemos repassar detalhes e orientações para que eles possam levar para as suas cidades e futuramente implantar o SIM. A gente mostra o detalhamento, todo o nosso início do trabalho, de funcionamento e execução do serviço de inspeção”.

Vice-prefeito de Janduís, Elvisney Gurgel disse que o município tem uma lei desde 2012, mas que até o momento a prefeitura local não conseguiu colocar em prática o serviço de inspeção na cidade.

“Nós temos uma legislação desde 2012 e até o momento não conseguimos pôr em prática. Sabendo dessa experiência exitosa que Mossoró tem, fizemos contato com a equipe do Serviço de Inspeção Municipal e nos deslocamos para sabermos mais a respeito do órgão. Vamos trabalhar nessa perspectiva de implantar no nosso município e levar esse benefício à nossa população”.

Elvisney também explica que a ausência de um serviço de inspeção no município tem afetado a economia local. “Só para se ter uma ideia, o nosso município ainda não conseguiu colocar os produtos da agricultura familiar à venda para a questão da merenda escolar. Não conseguimos atingir os 30% e com a instalação do Serviço de Inspeção Municipal a gente irá, além de beneficiar os produtores e produtoras da agricultura familiar, proporcionar esse avanço na qualidade da merenda escolar”.

O analista Lecy Gadelha representou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na reunião e destacou o trabalho realizado pelo órgão no incentivo à cadeia produtiva. “Nós incentivamos com consultoria de adequação nas agroindústrias, com incentivo através de um programa denominado Sebrae Tec, onde dentro desse projeto nós subsidiamos 70% da parte de consultoria para adequação desses empreendimentos”.

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O serviço visa promover a segurança alimentar, através de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

A atuação do SIM inclui o abate de animais e seus produtos, o pescado e seus derivados, mel e cera de abelha e seus derivados, ovos e seus derivados, além dos vegetais minimamente processados.

As empresas com registro no SIM têm vantagens em relação à concorrência com a produção legalizada de seus produtos no mercado consumidor. Além da garantia de qualidade, segurança alimentar e participação em programas governamentais oficiais de compra direta.

0 Comentário(s)