Tamanho da fonte

Sensibilizações nos CRAS de Mossoró orientam e preparam trabalhadores do SUAS

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Reprodução

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, ligados direta ou indiretamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), conselhos setoriais de direitos, entidades sociais e usuários da Assistência Social participam de sensibilizações nos Centros de Referência da Assistência Social em Mossoró. O evento é para preparar os equipamentos para a Conferência Municipal da Assistência Social que ocorrerá no segundo semestre deste ano.

De acordo com a titular da SMDSJ, Janaína Holanda, a atividade é realizada exclusivamente pela internet, através do aplicativo Google Meet, e prepara e orienta todos esses grupos citados para o processo conferencial da Assistência Social em 2021.

“Realizamos essas sensibilizações para ampliar o conhecimento dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social. A atividade serve também para que todos reflitam e analisem a realidade para que, juntamente com toda a sociedade civil, possamos avaliar e propor uma política pública de assistência social, conforme a necessidade atual”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Suzaneide destaca que essas atividades compreendem momentos de proximidade das unidades de atendimento a temática da conferência, quanto a importância desse espaço de participação e construção da política municipal de assistência social.

“Além de ser a oportunidade de participar da construção desse momento tão relevante, em que gestores e gestoras, trabalhadores e trabalhadoras, usuários e usuárias discutem a assistência social que queremos, com financiamento público, são momentos preparatórios, de discussão das temáticas que compõem os eixos, oportunidade de mobilização e articulação na rede socioassistencial com os demais membros da sociedade para que juntos possamos construir propostas reais, baseadas nas vulnerabilidades e risco social com foco no território, espaço socialmente construído de pessoas que precisam se tornar visíveis aos olhos do poder público e sociedade em geral”.

Suzaneide ressalta também que esses eventos dão voz e voto a todos com equidade, trazendo a tona desafios e medidas de resolutividade para a construção do plano municipal de assistência social para o quadriênio e inserção das propostas construídas coletivamente no Plano Plurianual e consequentemente na Lei de Diretrizes Orçamentária e na Lei Orçamentária Anual.

As sensibilizações tiveram início no último dia 28 de maio. A primeira aconteceu no CRAS do bairro Abolição IV. A próxima ocorrerá nesta quarta-feira, 9, às 15 horas, no CRAS Bom Jesus. Ainda nesta semana mais três sensibilizações serão realizadas.

Na quinta-feira, 10, haverá duas atividades. A primeira está marcada para as 09 horas no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Costa e Silva. Já no período da tarde (14h30) será a vez da sensibilização ocorrer no CRAS do bairro Redenção. Na sexta-feira, 11, serão realizadas sensibilizações nos CRAS Jardim das Palmeiras e Bom Pastor. Ambas estão marcadas para as 09 horas.

O cronograma marca ainda atividades no dia 17 de junho no Núcleo Integrado de Assistência à Criança (NIAC), no CRAS Nova Esperança e no CRAS Alto de São Manoel. Todas ocorrem às 09h30. No dia 21 é a vez do CRAS Quixabeirinha (09h). Já no dia 28 serão os CRAS Santo Antônio e Barrocas (14 horas) e por fim no dia 29 na Casa da Nossa Gente do Abolição (CNG Abolição I). Este será às 15 horas.

A Conferência Municipal de Assistência Social de Mossoró está prevista para acontecer em agosto. Antes, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) programa a realização de seis pré-conferências para os meses de junho e julho. Todas elas serão no modo virtual e discutirá eixos temáticos específicos e pertinentes aos vários segmentos que constituem os usuários da política assistencial.

A primeira delas está marcada para o dia 24 de junho na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ). O segundo encontro ocorrerá no dia 1º de julho no CCI do Alto de São Manoel. A programação das pré-conferências continua no dia 08 de julho no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Sumaré. Já no dia 15 será no Centro de Referência da Mulher (CRM). No dia 22 no CRAS do Barrocas e por fim no dia 27 no CRAS do Abolição IV.

Sensibilizações Conferência Municipal de Assistência Social: Via Google Meet

28 de maio - 9h - CRAS Abolição IV (já realizada)

09 de junho - 15h - CRAS Bom Jesus

10 de junho - 9h - CRAS Costa e Silva