Tamanho da fonte

Secretaria reúne coordenadores e trabalhadores do SUAS sobre Censo 2021

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), através da Gerência da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizou nesta semana apoio técnico aos coordenadores e trabalhadores do SUAS da Proteção Básica sobre o sistema eletrônico do Censo SUAS 2021.

De acordo com a gerente da Gestão SUAS, Rita de Cássia, o adequado preenchimento do documento, via sistema eletrônico do Censo SUAS, é de fundamental importância para o município. A medida demonstra e comprova como planeja, realiza e avalia o trabalho social da gestão e dos equipamentos sociais de assistência social em conformidade com o que preconiza a Política Nacional de Assistência Social.

“Desta forma, a gestão municipal de assistência social busca cumprir, dentre suas finalidades, a prestação de informações junto ao órgão gestor federal e a adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva da realidade social das famílias e com foco na qualificação da Política Municipal de Assistência Social que promove proteção social”, explica.

Rita de Cássia esclarece ainda que o adequado preenchimento a todos os sistemas e questionários solicitados pelo Ministério da Cidadania também resulta em índices de desenvolvimento de cada serviço, a exemplo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF/CRAS) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI/CREAS), tais: ID CRAS e IDCREAS, que são indicadores sintéticos que retratam o grau de desenvolvimento de qualidade de serviços prestados.

A responsabilidade sobre o Censo SUAS 2021 é da área técnica da Vigilância Socioassistencial, que tem como objetivo, na gestão da Assistência Social, a produção, sistematização, análise e disseminação de informações oriundas da realidade social de vulnerabilidades ou potencialidades das territorialidades no município.

O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Ministério da Cidadania (MC), do Sistema Único de Assistência Social (Suas). É a coleta de informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos e ações executados pela esfera municipal no decorrer de cada ano – exercício da Assistência Social.

0 Comentário(s)