Tamanho da fonte

Segunda-feira - 09/05/2022

Secretaria reforça a pais e responsáveis a importância da vacinação contra sarampo, Influenza e Covid-19

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Imunizações, reforça aos pais e responsáveis a importância de vacinar as crianças contra o sarampo, Influenza e Covid-19. Levantamento do setor mostra que a cobertura vacinal dos dois primeiros agravos está abaixo da expectativa e que na última chama atenção o alto número de atrasados com a primeira e segunda dose.

Números mais recentes apontam que somente 2.026 crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade receberam a vacina contra o sarampo desde o início da campanha no começo de abril. A estimativa é que 16.788 crianças nesta faixa etária estão aptas a tomar o imunizante. De acordo com o coordenador de Imunizações da Secretaria de Saúde, Etevaldo Lima, o baixo número preocupa.

“O município tem utilizado todas as estratégias para levar a vacinação a esse grupo prioritário. Até esta segunda-feira, temos pouco mais de duas mil crianças imunizadas contra o sarampo de 6 meses a menores de 5 anos, lembrando que quase 17 mil crianças nesta faixa etária necessitam ser imunizadas contra a doença na cidade”, disse Etevaldo que também destaca a preocupação da Saúde pelo alto número de crianças atrasadas com a primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“Em se tratando da Covid-19, temos 9.926 crianças de 5 a 11 anos que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a doença e 6.305 que estão com o esquema vacinal incompleto, ou seja, tomaram a primeira dose e não retornaram para receber a segunda”.

Etevaldo Lima enfatiza a importância das crianças e dos grupos prioritários em estarem imunizados contra os agravos. A vacinação evita complicações maiores.

“Covid-19, Influenza e sarampo são agravos que podem trazer complicações sérias para as pessoas acometidas por um desses males. É inaceitável e inadmissível que tenhamos vacinas disponíveis para proteger contra esses agravos e a população diante dessa situação epidemiológica de surtos não procurar um ponto de vacinação para tomar a vacina ou levar seu filho para se imunizar contra essas doenças”, reforçou Etevaldo.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Além das 47 Unidades Básicas de Sáude (UBSs), das zonas urbana e rural do município, nesta semana o ponto de vacinação do Partage Shopping estará recebendo a população. De segunda a sábado o horário de funcionamento do ponto extra é das 10h às 18h.

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) estará com o ponto de vacinação de terça (10) até a sexta-feira (13). O horário será das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11) outro ponto extra de vacinação será instalado na Universidade Potiguar (UnP). Horário será das 08h às 18h.

0 Comentário(s)