Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 25/06/2021

Secretaria realiza acompanhamento socioassistencial a venezuelanos

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

Como previsto no Plano de Trabalho para Acolhimento de Imigrantes Venezuelanos em Situação Vulnerabilidade Decorrente do Fluxo Migratório por Crise Humanitária, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) realizou na tarde desta sexta-feira, 25, ação referente ao acompanhamento à população refugiada venezuelana que reside atualmente em Mossoró.

A equipe da pasta municipal entregou mantimentos de higiene domiciliar (sabão, água sanitária, limpeza multiuso, detergente) redes e cerca de 300 quilos de complementação alimentar de proteínas (carne e frango). A entrega de material não perecível acontece de modo mensal e as proteínas de modo quinzenal.

“As ações desenvolvidas por essa secretaria visam a identificação do contexto de vulnerabilidade social vivenciado pelos imigrantes, bem como a construção de planos individuais familiares para que eles possam sair da situação de risco, tendo seus direitos legais garantidos”, destacou Nayara Mota, gerente de Proteção Social Especial (PSE) do Desenvolvimento Social e Juventude.

Nayara ressalta que a atuação da SMDSJ se refere à encaminhamento para obtenção e regularização da documentação; encaminhamento à cursos, pelo Geração de Oportunidades; atualização do Cadastro Único; encaminhamento aos serviços de saúde e articulação para o processo de vacinação dos indígenas; articulação com a Secretaria de Educação para construção de plano de alfabetização da população indígena Warao, como solicitado por eles.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude atendeu durante esses seis primeiros meses de 2021 o total de 119 venezuelanos, por meio de atendimento técnico e visitas domiciliares com frequência semanal. Eles estão distribuídos em 28 famílias.

Essas quase 30 famílias venezuelanas abrigadas em Mossoró estão espalhadas por cinco bairros da cidade. Eles residem em moradias nos bairros Wilson Rosado, Santa Delmira, Barrocas, Aeroporto e Santo Antônio. Os indígenas da etnia Warao moram no Lara da Criança Pobre (Barrocas).

0 Comentário(s)