Tamanho da fonte

03/08/2021 - Editado há 2 meses

Secretaria promove campanha de combate à violência contra a mulher

Por: Wesley Duarte
Foto: Wilson Moreno

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), por meio da Patrulha Maria da Penha, realiza neste mês de agosto a campanha “Agosto Lilás''. O movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre o fim do ciclo de violência doméstica contra a mulher. 

Neste ano, o mês de agosto comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha. Em Mossoró, o lançamento da campanha será realizado no próximo domingo (8), na Avenida Rio Branco, a partir das 17h. As mobilizações contarão com material educativo sobre a Lei Maria da Penha, sinalizando os principais canais de denúncia em caso de violência contra a mulher. 

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jamile Silva destaca as ações que serão desenvolvidas na campanha. "Nesse mês é comemorado o aniversário da Lei Maria da Penha. Vamos realizar diversas ações com intuito de levar informações às mulheres sobre a importância da denúncia em caso de violência doméstica. Vamos iniciar na Avenida Rio Branco, levando os canais de denúncia para a população. Também iremos realizar ações nas Unidades Básicas de Saúde, para que a comunidade conheça o trabalho desenvolvido pela patrulha ”, explicou.

“Em caso de flagrante, a vítima pode ligar para nossa central de denúncia. Contamos também com o WhasApp onde o denunciante pode mandar mensagem de texto, áudio, fotos, vídeos e até compartilhar a localização do fato. Também realizamos o acompanhamento de mulheres que são amparadas por medida protetiva. A educação é fundamental para que a vítima conheça o trabalho da patrulha e os meios de denúncia”, enfatizou Lilian Cynthia, coordenadora de ações educativas da Patrulha Maria da Penha.

Secretário de Segurança, Cledinilson Morais enfatiza que “É fundamental a denúncia para que possamos chegar ao fim do ciclo da violência contra a mulher. Temos uma equipe atuante que está pronta para ajudar àquelas mulheres que são vítimas de violência doméstica”. Cledinilson lembra ainda que “A campanha justamente é realizada para informar à vítima que ela não está sozinha. Pode contar com a patrulha, seja na zona urbana ou rural vamos realizar o atendimento”, finalizou.

Somente em 2021, a Patrulha Maria da Penha já atendeu 244 medidas protetivas expedidas pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Mossoró. Em caso de agressão contra a mulher, a vítima ou o denunciante pode contar com o serviço de emergência da Guarda Civil Municipal (GCM), a central funciona 24h por dia através do número 153. A ligação é gratuita e pode ser feita por qualquer operadora. A GCM também conta com canal exclusivo de denúncia no WhatsApp (84) 9 8631-7000.

 

 



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)