Tamanho da fonte

Terça-feira - 22/06/2021

Secretaria Municipal de Educação avança nas formações do Projeto PROALE

Foto: Allan Phablo/PMM

A Secretaria Municipal de Educação (SME) avança nas formações para o Projeto de Alfabetização e Letramento (PROALE) na rede municipal de ensino de Mossoró. O PROALE é um projeto que tem como propósito garantir os direitos a alfabetização, ao letramento e alfabetização matemática de qualidade para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O PROALE será desenvolvido em todas as escolas da rede estadual e das escolas da rede municipal em regime de colaboração para atender a estudantes e professores dos Anos Iniciais. As estratégias do PROALE para formadores são: realizar formação dos formadores dos professores alfabetizadores; realizar formação dos coordenadores e dos professores alfabetizadores; criar rede de professores alfabetizadores do RN; e monitorar o desempenho dos professores alfabetizadores à frente do ciclo de alfabetização.

Já para os professores as estratégias do PROALE consistem em alfabetizar letrando; a formação do leitor e escritor; alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA); habilidade e compreensão de produção de texto; letramento: inserção, valorização e uso da cultura letrada.

“No entendimento da SME é que é possível nós trabalharmos no sentido da complementação. Afinal, o material didático é orientador, mas ele não é definidor da prática da sala de aula, uma vez que o professor e a própria rede têm autonomia para fazê-lo, mas nós estamos trabalhando com perspectiva diferentes para que nós possamos extrair delas o melhor e formar o nosso próprio norte. O programa é importante e aderimos, fomos contemplados e estamos aqui formando equipes para que possamos ter os melhores resultados possíveis”, destacou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

O I Encontro Formativo para apresentação do projeto foi realizado para os professores 1º e 2º anos, supervisores e gestores escolares entre os dias 16 e 18 de junho. “Agora no segundo semestre iniciaremos uma série de formações para os professores do 1º ano, como também para gestores e supervisores. Temos a previsão do início da utilização do material com os alunos a partir de julho”, informou Valéria Montenegro, coordenadora do PROALE e coordenadora dos Anos Iniciais SME.

O Ciclo de Alfabetização é formado por dois anos. A distribuição do material para o ano de 2021 contemplará os estudantes do 1º ano de escolaridade, sendo que a entrega aos alunos está prevista para o início de julho. Em 2022 será entregue aos estudantes do 2º ano de escolaridade. Desse modo, os mesmos estudantes que usaram o material do 1º ano irão utilizar o material do 2º ano, permitindo assim uma avaliação do impacto do uso do material na alfabetização dos estudantes potiguares.

0 Comentário(s)