Tamanho da fonte

Segurança Pública
Segunda-feira - 11/10/2021

Secretaria investe em curso de capacitação para guardas municipais

Por: Wesley Duarte
Foto: Allan Phablo

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), por meio do Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, promoveu na última sexta-feira (8), curso de capacitação com servidores responsáveis pela segurança patrimonial do município.

Uma das prioridades do Executivo municipal é a promoção da segurança pública com a preservação de vidas. Nesse sentido, os agentes receberam noções sobre o uso dos equipamentos não letais, capazes de imobilizar um agressor sem danos maiores à sua integridade e à saúde.

“A capacitação é fundamental, pois abordamos tanto a questão da legalidade, em quais momentos podemos utilizar os equipamentos, como os efeitos dos dispositivos. Através do Centro de Formação estamos promovendo os treinamentos para capacitar os agentes de segurança, com intuito de melhorar o atendimento prestado à população”, ressaltou Ranielison Marques, diretor do Centro de Formação da Guarda Civil Municipal.

A Guarda Civil Municipal (GCM) dispõe dos equipamentos spark (arma de choque) e spray, ferramentas que auxiliam os profissionais na segurança das unidades públicas do município. De acordo com o secretário de Segurança, Cledinilson Morais, o treinamento sobre a funcionalidade dos instrumentos é fundamental para a segurança de todos.

“Nosso objetivo é capacitar e treinar nossos guardas para melhor atender à população de Mossoró. Estamos ofertando os cursos de capacitação para o servidor conhecer novas técnicas e aplicar as novas metodologias no dia a dia. São ferramentas não letais que vão proporcionar mais segurança e preservar vidas, garantindo a integridade e segurança de todos”, enfatizou Cledinilson Morais.

A guarda municipal Lilian Cynthia comentou que “é muito importante essa capacitação, porque são equipamentos não letais que utilizamos em nosso cotidiano. Sempre que surgem normas legais sobre esses equipamentos e novas técnicas temos que nos inteirarmos para aplicação em nosso dia a dia”, disse.

“Na maioria das ocorrências as ameaças não são letais. Partindo do princípio e o objetivo básico da segurança pública, que é a preservação de vidas humanas, a Guarda Civil de Mossoró estará utilizando agora um equipamento realmente não letal, atestado pela Anvisa, que é eficaz na condenação de agressores e seguro para a saúde humana”, destacou Rogério Brandão, diretor da Poly Defensor.

O Programa de Treinamento de Operador e Instrutores (TNL), realizado pela GCM Mossoró, ofertou 40 vagas e contou com a participação de guardas municipais dos municípios de Vera Cruz, Upanema, Areia Branca, Janduís, Parnamirim, Ceará-Mirim, Natal e Aracati/CE.

0 Comentário(s)