Tamanho da fonte

Segunda-feira - 04/04/2022

Secretária elenca benefícios assegurados aos professores de Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, elencou os benefícios assegurados aos professores da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, lembrando que nesta gestão os direitos dos profissionais são respeitados, citando, por exemplo, a retomada das concessões de progressões de classe e mudanças de nível, que estavam represadas há anos, e o maior reajuste salarial da história para os docentes: 33,67%.

“Os direitos dos profissionais da educação estavam sendo negados a partir do momento em que as progressões de classe e mudanças de nível estavam atrasadas. Para se ter uma ideia, quando assumimos a pasta municipal havia progressões represadas há mais de quatro anos, sem falar nos salários atrasados. Esse foi o retrato do que nós encontramos. Mas isso já ficou para trás, com muito trabalho e respeito ao servidor”, frisou.

Hubeônia lembra que em 28 de outubro do ano passado, Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Mossoró, reconhecendo e valorizando o trabalho dos profissionais da educação, publicou concessão de mais de 300 progressões funcionais de classe, referentes aos anos de 2018 e 2019, contemplando professores e supervisores escolares.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação formalizou a comissão de avaliação das solicitações de progressões referentes aos anos de 2020 e 2021, publicadas no início do ano letivo de 2022. São mais de 600 progressões concedidas em pouco mais de um ano.

As publicações ratificam compromisso assumido pela gestão municipal anunciado no Dia do Professor em 2021, quando o prefeito Allyson Bezerra e a secretária de Educação garantiram que as mudanças de classe voltariam a ser concedidas a partir de novembro. O Município conseguiu antecipar o prazo inicialmente apresentado.

Infraestrutura

A valorização do profissional da educação também passa por condições dignas de trabalho, conforme pontuou a secretária Hubeônia Alencar na coletiva desta segunda (4). Ela fez um breve relato de como as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) foram encontradas no início de 2021, sob o ponto de vista estrutural.

“Encontramos as unidades de ensino da Rede em uma situação de total abandono, literalmente caindo aos pedaços. Essa era a realidade em 2021. E o que fizemos? Investimos na educação de Mossoró, com reforma e manutenção das escolas e UEIs. Começamos um mutirão de obras, que tem sequência em diversos equipamentos”, disse Hubeônia, acrescentando:

“Concluímos obras inacabadas, como a UEI Zezinha Gurgel, e transferirmos unidades para prédios com melhores condições, como a UEI Izabel Macedo, que antes funcionava em espaço totalmente insalubre”, afirmou a secretária de Educação.

Hubeônia pontuou ainda a precariedade do transporte escolar no início de 2021, realidade hoje completamente diferente. “Encontramos a frota de transporte escolar em uma situação de sucateamento. Hoje temos uma frota de qualidade, funcionando bem neste início de ano letivo”.

Por fim, a secretária também ressaltou o processo de matrículas 100% on-line, uma verdadeira revolução para a Rede Municipal, e a abertura do diálogo com a categoria dos professores, com mais de 10 reuniões realizadas entre a pasta municipal e o sindicato que representa os profissionais em pouco mais de um ano.

0 Comentário(s)