Tamanho da fonte

Segunda-feira - 05/06/2017

Secretaria de Saúde prioriza vacinação de crianças

O Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe para toda a população, a partir desta segunda-feira, 5, até enquanto durarem os estoques. De acordo com o Ministério, cada secretaria de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias.

Em Mossoró, o estoque de vacina disponível é reduzido. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu manter a estratégia de priorizar a vacinação do público-alvo, especialmente as crianças. Conforme o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Mossoró, Etevaldo de Lima, este foi o único grupo prioritário que ainda não atingiu a meta de cobertura vacinal.

“O Ministério da Saúde tomou a decisão para que não ocorresse desperdício das doses, pois, em nível nacional, há um estoque disponível de 10 milhões de vacinas, mas Mossoró vivencia uma realidade diferente”, explica o coordenador, lembrando que o município já superou a meta de imunização geral.

A cobertura vacinal no município atingiu 98,42% no geral, todavia, as crianças estão com um índice menor de cobertura, de 76,71%. “Este foi o grupo que ainda não atingiu a meta de imunização. Vamos continuar com as estratégias de vacinação voltadas para este público, a fim de conseguirmos atingir 90% de imunização”, frisa o coordenador.

No Rio Grande do Norte, a cobertura vacinal está em 77,21% e em todo o país, 76,7% do público-alvo foi vacinado. A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira, 9, e não será mais prorrogada, segundo o Ministério da Saúde.

0 Comentário(s)