Tamanho da fonte

Quinta-feira - 08/07/2021

IV FECIRME: Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino tem primeiro encontro formativo

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou o I Encontro Formativo da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME). Nesta quinta-feira (8), os professores e articuladores participaram de formação virtual que teve como tema: “Metodologia Científica Aplicada a Projetos”.

O primeiro Encontro Formativo reuniu virtualmente mais de 100 pessoas, dentre eles, professores, supervisores e gestores das escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A temática desse primeiro encontro foi abordada pela professora Dra. Allysandra Maia com mediação da professora Dra. Sílvia Vale.

“Estamos dando continuidade a todo o processo formativo da IV FECIRME e hoje foi realizado o primeiro encontro. Teremos Encontros Formativos sobre a Feira de Ciências. Cada mês terá uma programação. Os Encontros Formativos existirão para dar maior suporte as escolas, professores e articuladores da Feira”, destacou Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e EJA.

A Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME) foi lançada no último dia 1º de julho. A FECIRME é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME), mas não foi promovida no ano passado. A Feira de Ciências chega a sua quarta edição em formato virtual em razão da pandemia para fomentar a cultura da pesquisa científica e tecnológica, o desenvolvimento intelectual contínuo, a criatividade, a curiosidade e a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, nos professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA das escolas municipais.

Em 2021, a IV FECIRME também será formato remoto para promover o acesso à ciência e ao conhecimento, além de estimular o protagonismo dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 26 escolas do Ensino Fundamental, cerca de 250 professores e 5 mil alunos participarão da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino. Cada escola terá um articulador da rede e os articuladores realizarão as feiras nas escolas. A partir delas, os projetos serão selecionados para a Feira que acontece no início de novembro.

Nesta edição a FECIRME terá mais um incentivo para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência a partir de um projeto aprovado no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O projeto “Feira de Ciências no contexto do Semiárido” tem abrangência municipal e concederá aos três alunos da equipe do primeiro lugar na FECIRME uma bolsa de R$ 100 mensais, durante seis meses.

A Feira de Ciências tem várias etapas e será concretizada no início de novembro. Até novembro várias ações serão realizadas na FECIRME, dentre elas, capacitações, a Feira de Ciências nas escolas; a seleção dos projetos aprovados para participar da Feira Municipal, como também da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar/UFERSA.

A primeira edição da FECIRME foi realizada em 2017, mas no ano passado o evento científico não foi desenvolvido. Nas últimas três edições muitos projetos já foram aprovados e premiados com credenciais para outras feiras de nível nacional e internacional como, por exemplo, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).

0 Comentário(s)