Tamanho da fonte

Secretaria de Educação promove encontro formativo com professores do AEE

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, por meio da Coordenadoria de Educação Especial, promoveu na última sexta-feira (10) o segundo encontro formativo do ano com professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais onde é ofertado o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A capacitação foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Cidadania.

“Esse é nosso segundo encontro do ano de 2022 de uma formação que estamos realizando e que segue pelos próximos meses. Trata-se de uma ação que contribui para o processo formativo dos professores do Atendimento Educacional Especializado que atuam nas unidades de ensino, no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) e Programa LIBRAS nas Escolas, e que lidam diariamente com os desafios da inclusão”, destacou a professora Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME.

Na capacitação, ministrada pela equipe da própria Coordenadoria de Educação Especial, o tema discutido envolveu aspectos relacionadas à documentação pedagógica. “Refletimos sobre o Plano de Atendimento Educacional Especializado, os registros de acompanhamento, e ainda como o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) facilitará o registro dessa documentação. O objetivo é sempre promover acessibilidade para os alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos diferentes espaços de aprendizagens da Rede Municipal de Ensino”, explicou Leilimar.

A professora Margeth Freire, que atua na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Niná Rebouças, participou do encontro e ressaltou a importância de momentos como esse para os profissionais da Educação Especial. “O processo inclusivo necessita de uma rede de conexões, diálogo, escuta, busca por conhecimento e trocas com todos os atores sociais envolvidos. A formação continuada nos capacita para atuarmos junto às crianças com deficiências e tudo aquilo que demanda a inclusão de todos”, afirmou.

Quem também esteve presente na formação foi a professora Vera França, da Sala de Recursos Multifuncionais e Programa LIBRAS da Escola Deusdete Cecílio. “Esse momento é muito importante para a formação continuada, para que possamos refletir a nossa prática pedagógica, repensar o aprender e o ensinar tendo como foco a acessibilidade de nossos alunos com deficiência e inclusão de todos no processo educativo”, concluiu a docente.

0 Comentário(s)