Tamanho da fonte

22/10/2021 - Editado há 1 mês

Secretaria de Educação promove aulões preparatórios para o Saeb 2021

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

A partir de segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (SME) inicia uma série de aulões para os alunos que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021, a antiga Prova Brasil. Os encontros acontecerão em formato virtual, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

O primeiro aulão do projeto “De olho no Saeb 2021”, confirmado para às 14h da segunda-feira (25), terá como foco a disciplina de língua portuguesa. O encontro será mediado pela professora Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, e contará com a participação dos professores Max Dacarte e Paula Priscilla. O público-alvo é formado por alunos do 9º ano, mas todos os discentes da rede municipal de ensino poderão acompanhar.

Na terça-feira (26), também às 14h, a Secretaria promoverá um aulão que apresentará conteúdos relacionados à disciplina de matemática. A mediação será da professora Débora Praxedes, com a presença ainda dos professores João Paulo Aquino e Frank Werlly. Concluída essa etapa, os aulões voltam a acontecer no início de novembro, contemplando os alunos do 5º ano.

“Iremos trabalhar, nos aulões, os tópicos e descritores a partir das matrizes dos componentes curriculares que são avaliados no Saeb, língua portuguesa e matemática, discutindo pontos como a leitura e interpretação textual e a lógica matemática, promovendo um maior apoio aos alunos e, consequentemente, preparando-os para as avaliações”, pontua a professora Débora Praxedes.

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação. Em 2021, a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A novidade de 2021 é a avaliação da Educação Infantil, que será realizada de forma amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, essa avaliação foi realizada como estudo-piloto.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)