Tamanho da fonte

09/09/2021 - Editado há 1 mês

Capacitação de equipe da estratégia Busca Ativa Escolar é concluída

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo/PMM

A Secretaria Municipal de Educação concluiu o processo de capacitação da equipe que atuará na Busca Ativar Escolar, estratégia que objetiva identificar as crianças que estão em situação de abandono e/ou evasão escolar na rede municipal de ensino de Mossoró. Durante todo o mês de agosto, profissionais das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Juventude participaram do treinamento.

A capacitação contemplou agentes comunitários de saúde, assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). Com a conclusão dessa etapa, os profissionais agora estão sendo cadastrados na plataforma da Busca Ativa Escolar para, em seguida, iniciarem o trabalho em campo. No total, serão realizados 75 cadastros de servidores que irão colaborar com a iniciativa, enquanto técnicos verificadores e agentes comunitários.

“O treinamento e a capacitação desses profissionais que atuarão enquanto equipes de campo na estratégia da Busca Ativa Escolar são de fundamental importância, porque estes profissionais que dominam e conhecem as estratégias de abordagem familiar é quem farão, em um primeiro momento, a identificação dessas crianças que estão fora da escola e, no segundo momento, atuarão na identificação das causas que levaram essa criança ou adolescente a estar fora da escola, ter abandonado a escola”, destaca Hélio Oliveira, coordenador operacional da Busca Ativa e coordenador de Registro e Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Hélio Oliveira enfatiza como se dará a atuação da equipe de campo da Busca Ativa. “O profissional vai identificar, na sua área, crianças e adolescentes em idade escolar e que estejam fora da escola, em situação de abandono ou de evasão. Esse profissional vai criar um alerta, gerenciar este caso para que as secretarias envolvidas possam entender esse caso e garantir que essa criança tenha o acesso à escola, por meio de uma rematrícula e um acompanhamento pedagógico”, pontuou.

O coordenador relembra as etapas percorridas até aqui para que a Busca Ativa Escolar pudesse se concretizar. “A partir de janeiro, o prefeito Allyson Bezerra fez a readesão à estratégia da Busca Ativa Escolar e de lá para cá estamos nessa articulação, de garantir que essas equipes sejam de fato capacitadas, cadastradas na plataforma e que elas estejam em campo”, relatou Hélio Oliveira.

SAIBA MAIS

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A iniciativa reúne representantes de diferentes áreas. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)