Tamanho da fonte

Agricultura
Segunda-feira - 06/12/2021

Secretaria de Agricultura realizará campanha educativa sobre a raiva

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realiza nesta quarta-feira (8), a partir das 15 horas, no Recanto da Esperança, polo Alagoinha, zona rural de Mossoró, uma campanha educativa sobre a raiva. A medida tem como objetivo passar informações ao agricultor sobre o risco da zoonose e terá a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o coordenador de pecuária da SEADRU, Ruan Paulino, a campanha terá ações educativas e palestras. A data do início da campanha será definida com os representantes das comunidades numa reunião que ocorrerá ainda nesta semana.

“A Secretaria de Agricultura vai realizar nesta semana ações que visam o bloqueio de mais casos de raiva. Serão feitas ações educativas, palestras, informando os cuidados que se devem ter, como a importância da vacinação para os animais. Ainda vamos conversar com os representantes para definir o início das ações, mas queremos começar o quanto antes”, explicou.

O veterinário explicou que nos últimos dias os agricultores do polo Alagoinha relataram à Secretaria de Agricultura a morte de animais com sintomas da doença, o que tem causado preocupação. Um caso em um cavalo foi identificado.

“Identificamos um caso positivo de raiva em um cavalo na região de Alagoinha. Alguns agricultores afirmaram que os animais estão morrendo com sintomatologia semelhante à raiva,” informou Ruan Paulino que destacou que o material dos animais foi coletado e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, esse é o terceiro caso de raiva em animais domésticos no Rio Grande do Norte.

O QUE É A RAIVA?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

0 Comentário(s)