Tamanho da fonte

Quarta-feira - 21/07/2021

Reunião discute assuntos referentes às ações de fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

Reunião técnica entre representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) tratou de diversos assuntos referentes às ações de fiscalização do SIM.

A veterinária do órgão ligado a SEADRU, Allany Medeiros, disse que o encontrou abordou temas como a rotina das análises laboratoriais, organização de um projeto de educação sanitária e oferta de cursos específicos para profissionais que trabalham na área de inspeção e manipulação de alimentos.

“As análises laboratoriais oficiais são feitas rotineiramente pelo Serviço de Inspeção Municipal. Aquele produto que é fabricado pela empresa precisa passar uma análise laboratorial para garantir a qualidade e segurança do produto e se ele atende as exigências microbiológicas e físico-químicas para ser um considerado um produto seguro para o consumo”, frisou Allany que adiantou que essas análises vão continuar a serem feitas. “A gente se reuniu para acertar detalhes da continuidade dessas análises oficiais.

A reunião também discutiu projeto relacionado a educação sanitária para a população e ficou acertado haverá encaminhamentos no sentido de viabilizar o projeto junto a instituição.

“Discutimos também a questão da educação sanitária. O Serviço de Inspeção Municipal vai começar elaborar em parceria com a Ufersa para que a gente possa executar um projeto ampliado de educação sanitária para a população, para os produtores, as pessoas que trabalham com produção de alimentos para a gente orientar, fazer um trabalho de educação, de informação com relação a importância do consumo do alimento seguro, de consumir um produto com registro em órgão oficial”.

Por fim, Allany Medeiros disse que foi abordado a oferta de de curso voltado para responsáveis técnicos industriais ou pessoas que tenham interesse na área.

“E ainda foi discutido no momento a possibilidade do Serviço de Inspeção em parceria com a instituição ofertar um curso de aperfeiçoamento voltados para os RTs (Responsáveis Técnicos das indústrias) e técnicos que tenham interesse na área. Esse momento é para aperfeiçoar aquele profissional e ele poder atuar com mais segurança dentro da área de produção de alimentos”.

0 Comentário(s)