Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 07/10/2021

Projeto para construção de adutoras na zona rural é apresentado

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Com o intuito de normalizar o abastecimento de água na zona rural de Mossoró, foi apresentado na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) projetos para construção de adutoras em três regiões rurais do município.

Gerente executivo da SEADRU, Raniere Barbosa explicou que o projeto mais avançado é o de Melancias. Segundo ele, o projeto está com o orçamento finalizado e será apresentado à Petrobras nos próximos dias.

“Vou colocar especificamente o projeto que está mais adiantado, inclusive com todo orçamento já finalizado para ser apresentado à Petrobras. Nós vamos buscar estratégias de contrapartida e ver como é que podemos iniciar o processo dentro dessas parcerias”.

De acordo com Raniere, o projeto de construção nessa área que contemplaria as comunidades de Melancias, Assentamento Melancias, Carmo, Piquiri, Sussuarana, Passagem de Pedra e Barro Branco alcança pouco em torno de 2.400 famílias residentes nestas localidades.

“Para ter a ideia do impacto desse projeto de construção de uma adutora, aproximadamente 2.400 famílias seriam beneficiadas dentro dessas comunidades e o projeto ainda tem projeção de crescimento. Ele está sendo trabalhado na perspectiva de projeção de crescimento da população. É um poço que tem capacidade de vazão de água suficiente ainda para atender uma demanda de crescimento que é suficiente”, disse o gerente executivo que avaliou o atual sistema de abastecimento na localidade.

“O poço que sai lá de Melancias joga água para as comunidades do Carmo e Sussuarana, mas numa tubulação de ferro, inapropriada para abastecimento humano. Um sistema que não funciona, não tem pressão, tem perda de carga, ligação direta na rede e não tem distribuição elevatória”.

Os outros dois projetos apresentados são o da Barrinha e da Maísa, também duas localidades bastante populosas na zona rural do município. “A Maísa tem uma população muito grande. Ela tem um diferencial porque é mais concentrada, como se fosse um bairro urbano, com características, inclusive, de planejamento de ruas”, destacou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)