Tamanho da fonte

Segunda-feira - 11/10/2021

Projeto Pão Doce na Rural estreia 3ª edição com “Canções daqui, contos do mundo” no canal da Prefeitura

Foto: Cia Pão Doce

A Companhia Pão Doce de Teatro levará cultura à zona rural de Mossoró. Com objetivo de levar a arte provocadora de sentidos, instigar o pensamento e a ação, a Cia Pão Doce migra para o ambiente virtual a terceira edição do projeto Pão Doce na Rural, além dos projetos Poesia à Vista e Mundarino. A programação conta com espetáculos, debates, exposição, intervenção literária e muito mais. “Canções daqui, contos do mundo” será o primeiro projeto disponibilizado no canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube a partir desta segunda-feira (11). Os projetos são realizados com recursos do Prêmio Fomento de Incentivo à Cultura Maurício de Oliveira 2019.

A programação foi lançada pela Cia Pão Doce no último dia 8 de outubro. A live transmitida na rede social da companhia contou com participação do secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, e representante da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O projeto Pão Doce na Rural foi contemplado na categoria de Artes Cênicas (Prêmio Ivonete di Paula) e estava previsto para ocorrer de maneira presencial com circulação por diversas comunidades rurais do município, a exemplo das edições anteriores. No entanto, em decorrência da pandemia, a companhia adaptou o projeto para o meio virtual. Toda a programação e os demais projetos irão acontecer gratuitamente. A programação poderá ser acompanhada no canal da Prefeitura de Mossoró, no YouTube (youtube.com/prefeiturademossorooficial).

Programação

No mês da criança, o espetáculo infantil: “Canções daqui, contos do mundo” - ficará disponível de 11 a 30 de outubro no canal da Prefeitura de Mossoró. O grupo fará ainda um bate-papo com quatro escolas municipais da zona rural no dia 22 de outubro.

“Não só as escolas municipais, mas quem estiver querendo acompanhar e aproveitar para assistir esse espetáculo vai poder. Os professores da rede municipal podem utilizar o espetáculo nas suas programações da semana da criança. É um espetáculo que é voltado para crianças e tem várias temáticas nele que podem ser abordadas em sala de aula”, destacou a atriz Mônica Danuta.

Já em novembro, o grupo irá exibir ainda dentro do projeto Pão Doce na Rural o espetáculo "À Luz do Luar - um Fragmento". Ele ficará disponível também no canal da Prefeitura, no período de 1ª a 15 de novembro.

A programação não para por aí. Contemplado com o Prêmio de Música Maestro Batista, o espetáculo Mundarino também ficará disponível de 16 a 30 de novembro no YouTube da Prefeitura de Mossoró. No dia 26 de novembro, mais quatro escolas serão agraciadas com um instante de bate-papo sobre a produção assistida.

No mês de dezembro, Mossoró receberá o projeto Poesia à vista, contemplado com o Prêmio Audiovisual Nestor Saboya. “Poesia à vista! – Intervenção Literária” é um projeto interativo de ação, visual e digital que propõe uma reflexão artística e cultural em espaços públicos específicos, visando novas percepções sobre cultura popular, através de poetisas e poetas mossoroenses. Mesclando narrativas digitais, poesias, músicas e imagens disponibilizas em blocos interativos, a partir de uma instalação visual de acesso gratuito.

A Cia Pão Doce utiliza há 19 anos a arte como estratégia pedagógica, formativa e informativa e, hoje, é comprovado por diversas pesquisas, que tal prática contribui efetivamente para o desenvolvimento humano.

0 Comentário(s)