Tamanho da fonte

Quarta-feira - 20/10/2021

Projeto de Ação Artística “O Tempo e a Memória” terá oficinas de teatro para idosos com a atriz Tony Silva

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A atriz Tony Silva ministrará oficinas de teatro para idosos em Mossoró a partir de novembro. As aulas serão realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no bairro Alto de São Manoel. A iniciativa é do Projeto de Ação Artística “O Tempo e a Memória” que foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Mossoró via Secretaria Municipal de Cultura.

As oficinas “Você tem história para contar” começam em novembro e seguem até janeiro de 2022. O projeto artístico voltado para a terceira idade abordará a dramatização de memórias ou de fragmentos de vida das pessoas dentro do teatro comunitário, que tem como base o modo de contar histórias por meio de exercícios, jogos, leituras e dramatizações a partir da linguagem teatral. O trabalho de oficinas, contação de histórias, leituras cênicas e jogos teatrais não busca formar atores, mas utilizar o teatro como recurso na compreensão das subjetividades dos idosos por meio da encenação de lembranças.

Os objetivos do projeto são desenvolver a criatividade dos idosos, elevar a autoestima, melhorando a qualidade de vida, criar um ambiente favorável de integração, participação, desenvolvimento humano, em um ambiente criativo e inovador.

“Essa oficina surgiu da necessidade que eu senti e fiz uma pesquisa da relação do idoso dentro da sua própria casa. Depois dos 60 anos as pessoas vão perdendo a sua autonomia dentro de casa, a sua palavra, eles vão ficando como se não existisse. Passei dois anos fazendo essa pesquisa e comecei a pensar como fazer o empoderamento do idoso, retomando sua vida normal. Então, eu pego alguns exercícios de teatro, mas o importante é a escuta que a gente vai ter da história de vida de cada um. Isso vai catalogado e armazenado para que a gente possa depois ter uma material para fazer um documentário”, explicou a atriz Tony Silva.

A pensionista Paula de Souza participa dos projetos do Centro de Convivência do Idoso e está na expectativa de participar das oficinas. “Eu acho que é uma maravilha. Eu entrei nesse grupo com 44 anos e hoje estou com 79 anos. Aqui eu me sinto melhor do que na minha casa porque aqui achei amigos, achei paz, eu achei amor. Vai ser ótimo, já estou fazendo coisas que na minha juventude eu nunca fiz e estou fazendo idosa”, disse.

As oficinas serão às terças e quintas-feiras das 15h às 17h, uma carga horária de quatro horas por semana. O início das aulas está previsto para o dia 4 de novembro e serão oito encontros por mês nos meses de novembro e dezembro deste ano, além de janeiro de 2022. Cada turma terá 20 idosos participantes.

“A metodologia são exercícios de respiração, exercícios de apresentação e histórias que vamos tentar resgatar, além do drama se tiver alguém que saiba drama. Pegamos isso e vamos pincelando. Os idosos que irão dizer o caminho que eu vou seguir, eu sou apenas uma mediadora nessa história, eles que fazem a história”, destacou a atriz.

Inicialmente, as vagas para oficinas serão preenchidas com idosos já cadastrados no Centro de Convivência do Idoso do Alto de São Manoel, mas idosos não cadastrados podem se inscrever. O CCI fica situado na avenida Rio Mossoró, nº 34. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Temos um grupo com 105 idosos e entre essas pessoas temos um grupo que é mais participativo. Os que já são inscritos no CCI podem nos procurar aqui e os que não são cadastrados também podem nos procurar que fazemos a inscrição e eles podem participar”, informou Honorita Rodrigues, agente administrativa.

O projeto foi contemplado com recursos do edital do chamamento público nº 005/2020 da Lei Aldir Blanc da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura Municipal de Mossoró, do Ministério do Turismo e Governo Federal. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

0 Comentário(s)