Tamanho da fonte

Segunda-feira - 09/08/2021

Programa de Embaixadores é apresentado a escolas municipais

Por: Thiago Braga

Na manhã desta segunda-feira, 9, a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) realizou reunião virtual com representantes de escolas municipais.  No encontro, a Gerência de Educação Ambiental apresentou principais pontos que compõem o Programa de Embaixadores 2021.

Um dos objetivos do programa é levar às escolas da rede municipal de ensino ações de implementação e fortalecimento da educação ambiental. “Nós trabalhamos em conjunto com outras secretarias municipais buscando o fortalecimento do nosso programa, estando sempre na busca pelo diálogo”, destacou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

O encontro serviu para apresentar como funcionará o Programa de Embaixadores. Os representantes das escolas conheceram mais sobre o que é o programa, objetivos, formato, tempo de duração, metodologia, dentre outros pontos relevantes.

“Estamos auxiliando na execução do trabalho, no processo de desenvolvimento do programa para que seja algo permanente, sendo realizado todos os anos. Queremos ampliar os laços entre prefeitura, população, universidades e escolas. Aqui é um processo de crescimento e evolução, esperamos que os laços sejam firmados”, disse Hudson Toscano, doutorando do Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A equipe do Programa de Embaixadores também participou da reunião. “Nós estamos aqui para colaborar com o programa e a presença de todos é muito importante, pois para o sucesso do programa vamos precisar totalmente do apoio de vocês para colher bons resultados”, pontuou Rosany Gomes, mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

“Estamos muito felizes em participar deste momento, dispostos a colaborar para o sucesso do Programa de Embaixadores. Estamos muito entusiasmados e encantados com a temática e em poder participar deste processo”, ponderou Maria das Graças Freitas do Couto, psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os representantes das escolas participantes aprovaram a iniciativa. “É um projeto muito valioso. Eu sempre gostei de trabalhar projetos voltados à educação ambiental. É muito interessante ter esses projetos nas escolas, mas também estendê-los às comunidades, reforçando a ideia de que a cidade também é parte do meio ambiente”, comentou Celielton Silva de Oliveira, gestor da Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros.

“É uma satisfação fazer parte de um projeto tão grandioso para o município de Mossoró. Só tenho agradecer a Gerência de Educação Ambiental pelo convite para fazer parte deste projeto que é tão importante para a Educação”, frisou Raphaela Conceição de Almeida, Supervisora Técnica dos Anos Finais e EJA, da SME.

O Programa de Embaixadores 2021: Juventude e Cidades Sustentáveis tem como pano de fundo a Agenda 2030, implementada em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa alcançar 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta.

0 Comentário(s)