Tamanho da fonte

02/06/2021

Primeiro dia de campanha da febre aftosa em Mossoró vacina 300 animais

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

Levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) aponta que 300 animais foram vacinados contra a febre aftosa no primeiro dia de campanha iniciada na última terça-feira, 1°.

O início da vacinação ocorreu nas comunidades rurais Solidão, Vingt Rosado, Cristais, Cabelo de Nego, Jucuri, Independência, Pedra Branca, Pajeú, Barreira Vermelha e Santa Rita Cássia. Nesta quarta-feira, 2, estão sendo visitados criadores de Riacho Grande, Riachinho, Nova Esperança (São João), Sol Nascente, PAMN e Barrinha.

“A campanha da febre aftosa iniciou neste dia 1° de junho. A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, ela apoia a campanha de febre aftosa fornecendo a vacina e a equipe de vacinação”, destaca o titular da Agricultura, Faviano Moreira.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no estado.

“Para ter acesso a esses serviços de forma gratuita, o agricultor deve ter até 25 cabeças de bovinos e também entre bezerros, vacas, touros. Deve ser também considerado agricultor familiar e deve estar com o cadastro atualizado no Idiarn”, explica o secretário.

A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possas ter acesso a linhas de créditos, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate animais e evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da Febre Aftosa.

“A campanha vai durar até o dia 30 de junho e qualquer produtor que queira ser beneficiado pode procurar a Secretaria para ter a informação se realmente está com seu cadastro atualizado e ter esse benefício. A vacinação é obrigatória”, finalizou Faviano Moreira.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)