Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 02/07/2021

Primeira pré-conferência da assistência social é realizada no CCI do Alto de São Manoel

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Reprodução

A primeira pré-conferência da assistência social 2021 foi realizada nesta quinta-feira, 1º, no Centro de Convivência do Idoso do Alto de São Manoel. As pré-conferências vão se realizar durante todo o mês de julho e início de agosto e a Conferência Magna no final do próximo mês.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Suzaneide Ferreira, explicou que foi ótima a pré conferência  e teve a participação de 45 pessoas. O evento ocorreu de forma remota.

“As principais questões abordadas e discutida pelos participantes foram financiamento público, garantia de serviços com qualidade, continuidade, além da participação de usuários no controle social, proteção social e garantia de direitos”, informou Suzaneide.

Nesse ano o tema é “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A conselheira do CMAS destacou que as pré-conferências vão discutir eixos que compõem a Conferência.

De acordo com a presidente da CMAS, o primeiro eixo é sobre a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades. Já o segundo destaca o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais e o terceiro fala sobre Eixo 3 o controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

A segunda pré-conferência está marcada para o próximo dia 8 de julho no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Sumaré. Já no dia 15 o evento será realizado no Centro de Referência da Mulher. No dia 22 será a vez do CRAS Barrocas e cinco dias depois (27 de julho) no CRAS Abolição IV. A última pré-conferência está marcada para o dia 04 de agosto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude.

A Conferência Magna está marcada para acontecer no dia 27 de agosto.

DATAS DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS:

08 de julho CRAS Sumaré - Pré-conferência