Tamanho da fonte

Gestão  Saúde
Sexta-feira - 18/03/2022

Prefeitura e OPAS/OMS concretizam projeto estratégico para saúde pública de Mossoró

Por: Valéria Persali
Foto: Secom/PMM

Aperfeiçoar o atendimento da saúde pública no maior município do interior do Rio Grande do Norte. Esse é o objetivo da parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), instituição internacional especializada em saúde pública e presente em quase 30 países, e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diálogo entre as instituições foi iniciado ainda em 2021, quando representantes da OPAS visitaram a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. Nesta quinta-feira (17), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi recebido por dirigentes da instituição em Brasília-DF, para tratar sobre as ações que englobam o plano estratégico.

"É uma parceria importante para desenvolver ainda mais a saúde do nosso município. O objetivo final dessa parceria é viabilizar projetos que busquem resultados nas melhorias de indicadores e ações a serem executadas para o aperfeiçoamento da gestão pública de saúde. Por meio desse plano estratégico, a gestão terá informações ainda mais consistentes, que embasarão futuras ações para a área da saúde no nosso município", destacou Allyson Bezerra.

A parceria terá investimento de R$ 800 mil por parte da OPAS em Mossoró. Contará ainda com treinamento dos profissionais de saúde do município e parceria com instituições locais para desenvolvimento de ações voltadas à saúde.

No início deste mês de março, a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, participou de evento da organização em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde conheceu na prática a realização do projeto apoiado pela OPAS/OMS. Além do intercâmbio de conhecimentos, Morgana também fez visitas técnicas aos serviços de saúde, tais como: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), setor de auditoria e controle, como também visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) modelo da cidade.

Como o maior município do interior do Estado, Mossoró absorve ampla demanda de saúde, sendo referência para 63 municípios da II Macrorregião do RN, e precisa definir as metas de gestão e ações, como também auxiliar na mobilização de recursos e tomada de decisões para melhorias de saúde na região.

0 Comentário(s)