Tamanho da fonte

Prefeitura de Mossoró inicia censo rural pelo polo Alagoinha

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), deu início nesta segunda-feira, 12, ao censo na rural do município. A atividade consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa Mossoró Rural.

O Diretor de Unidades da SEADRU, Ney Maranhão destaca que a iniciativa pioneira no município vai diminuir a distância entre o poder público e o morador da zona rural. “A distância entre a prefeitura e o homem do campo será diminuída com esse censo. Com esse levantamento nós vamos ter o contato mais diretamente com o produtor e morador da zona rural e conhecê-los melhor”

“O programa Mossoró Rural consiste na coleta de dados para formação de um banco de dados de toda a zona rural de Mossoró com um questionário completo e outro simples. O questionário completo vai ser entregue a 20% da população de todas as comunidades. O questionário simples será para 100% da população rural”, acrescenta.

As visitas as comunidades já cadastradas para o levantamento vão acontecer semanalmente. Ney Maranhão enfatiza que as localidades que ainda não estão no banco de dados da secretaria serão inclusas com o decorrer das atividades.

“Todos os dias de segunda a sexta faremos visitas de campo em todas as 117 comunidades que temos já conosco no banco de dados do programa e toda e qualquer comunidade que vier a aparecer será automaticamente englobada com essas 117 a serem visitadas posteriormente”, informou.

A equipe da Secretaria de Agricultura se reuniu também com moradores das comunidades de Oiticica, Senegal, Recanto da Esperança e Lagoinha para detalhar o trabalho que será realizado nesses próximos meses.

Os agricultores Antônio Machado Leite, morador do Recanto da Esperança, e Lucélio Silvino de Moura, se mostraram satisfeitos com o censo e disseram que a medida vai trazer benefícios para a zona rural do município.

“Com certeza vai só somar e agregar valores a zona rural. Tudo que vem do poder público para a zona rural agregar valor é importante”, destacou Lucélio.

“A gente só tem a ganhar. Isso é um incentivo para a gente cada vez mais se incentivar na agricultura. A gente nunca tinha visto uma coisa tão maravilhosa como essa e hoje nós estamos vendo o incentivo que eles estão fazendo para nós. Nasci e me criei na agricultura e agora que jamais eu vou deixar”, falou Antônio.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.

CRONOGRAMA DE VISTAS NA SEMANA:

Segunda Feira, dia 12

Reunião-Oiticica