Tamanho da fonte

 Educação
Segunda-feira - 23/05/2022

Prefeitura de Mossoró entrega UEI do Vingt Rosado à comunidade escolar

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Um sonho de mais de uma década que se concretiza. Uma longa espera que chega ao fim. Em cada uma das 255 crianças matriculadas, o brilho e a esperança no olhar que apontam para um futuro melhor. De realizações. De conquistas por meio da educação. Mais de 10 anos após sua construção ter sido iniciada, a Unidade de Educação Infantil (UEI) Proinfância Alice Dias da Silva está, de fato, entregue à comunidade escolar em plenas condições de funcionamento.

A solenidade de reinauguração do equipamento aconteceu na tarde/noite desta segunda-feira (23), com a presença expressiva de moradores do Vingt Rosado e bairros adjacentes, que comemoraram a entrega histórica realizada pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

“É uma alegria não só para mim, mas para todas as mães, porque isso aqui é um sonho realizado. Eu costumo dizer que é uma obra extraordinária. É uma obra pública, mas com nível de particular, porque se você ver a estrutura, ela é perfeita. Já pensou você, mãe, que trabalha, não ter com quem deixar seus filhos? E aqui nós temos esse privilégio de ter aulas em tempo integral para as nossas crianças. Estou muito feliz com isso, muito feliz mesmo”, afirmou Talita Costa, mãe da pequena Maria Alice, de apenas 2 anos.

“Ficou linda, ótima. É uma satisfação, porque a gente esperava por esse momento há 12 anos”, destacou Cidinha Gomes, mãe de Luís Henrique, de 5 anos. Antes mesmo das aulas presenciais serem iniciadas na unidade, o pequeno Luís já demonstrava toda a sua alegria ao conhecer as instalações da creche e já aproveitou para se divertir nos espaços de lazer da UEI. “Estou gostando muito dessa escola, tem um parque bem grande, eu posso brincar quando for na hora do recreio. Eu amei”, disse o aluno, acrescentando que, além de brincar, também gosta de realizar as tarefas indicadas pelos professores. “Gosto de fazer o dever de casa”, disse.

A professora Rita Alves, que há 17 anos trabalha na UEI Alice Dias, também comemorou a entrega da nova estrutura, agora em condições adequadas de funcionamento. “É uma alegria muito grande. Essa espera foi de muita ansiedade. É uma honra a gente ter esse prédio, todo equipado, em uma estrutura muito boa para as nossas crianças e para o nosso bairro, porque vai valorizar bastante o nosso bairro e, principalmente, a educação, proporcionando melhores condições da gente fazer um trabalho mais adequado, de qualidade”, relatou a docente.

A diretora da unidade, Ailana Nogueira, reforça que as aulas presenciais na UEI já começam a partir desta terça-feira (24), às 7h. “A UEI Alice Dias da Silva está, de fato, reinaugurada. Eu diria inaugurada, na verdade, porque nós nunca havíamos tido aulas presenciais nesta unidade, e agora nós estamos com ela em pleno funcionamento, para receber as crianças aqui da comunidade do Vingt Rosado e de todos os outros bairros da redondeza. Quando essa UEI começou a ser construída eu era adolescente, e há mais de uma década que ela vinha sendo construída, e agora, de fato, estamos vendo ela sendo entregue”, comentou.

Para Maquézia Morais, coordenadora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, a entrega da UEI Alice Dias representa um momento de alegria. “Para nós é motivo de grande alegria estarmos fazendo mais uma entrega de uma Unidade de Educação Infantil, com todas as condições favoráveis para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para as nossas crianças. As crianças chegam agora aqui para atividades no formato presencial em um ambiente adequado, pautado nos parâmetros nacionais de qualidade da Educação Infantil. Nossas crianças serão atendidas com o melhor, com merenda escolar de boa qualidade, uma boa equipe pedagógica, tudo que elas precisam para a sua aprendizagem”, comentou.

TRABALHO E RESPEITO À POPULAÇÃO

A secretária de Educação de Mossoró, professora Hubeônia Alencar, ressaltou a importância da entrega da UEI Alice Dias da Silva para a Rede Municipal de Ensino e para a população, que aguardava há mais de 10 anos pelo funcionamento da unidade. “Estamos hoje aqui no Vingt Rosado fazendo mais uma entrega histórica. Mais uma obra que estamos concluindo e entregando de forma totalmente funcional e em plenas condições de uso para a comunidade. É uma obra que atravessou gestões, que estava em processo de construção há mais de uma década. Uma obra que, inclusive, chegou a ser inaugurada, mas sem a menor condição de funcionamento”, lembrou.

Hubeônia ainda explicou que a UEI, que conta com 14 turmas e crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses matriculadas (do Berçário ao Infantil II), passa a contar também com sala de recursos multifuncionais voltada para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Estamos entregando a unidade, inclusive, com uma sala de Atendimento Educacional Especializado. Esta é uma das sete salas que já criamos na nossa gestão. Recebemos a Rede Municipal com apenas 14 salas de AEE. Hoje já são 21 e continuaremos abrindo outras salas. Isso é respeito. Isso é educação. Isso também é inclusão”, comentou a secretária.

Os serviços de manutenção executados na UEI Alice Dias pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) contemplaram melhorias nas instalações elétrica e hidráulica da unidade, no piso, revisão de cobertura, de esquadrias, substituição de portas e janelas, recuperação do castelo d'água, reposição de luminárias, pintura, impermeabilização de calhas, revisão no piso da calçada, instalação de barras de acessibilidade nos banheiros, de pias, vasos, entre outros serviços. Um investimento de aproximadamente R$ 250 mil, com recursos próprios do município.

“A gente recebeu a UEI Alice Dias repleta de problemas, principalmente a parte hidráulica, onde não tinha pressão nas torneiras, não tinha água, vários problemas em portas, nas esquadrias, pias, pintura. A Prefeitura chegou para realmente fazer uma grande manutenção, com revisão de cobertura, todo o sistema hidráulico foi revisado, restaurado. A UEI entregue agora com água na torneira, com toda a parte elétrica, pias, acessibilidade, esquadrias, tudo isso foi refeito, com manutenções adequadas, e hoje estamos entregando a UEI Alice Dias pronta para a população”, pontuou o titular da Secretaria de Infraestrutura, Rodrigo Lima.

O prefeito Allyson Bezerra, em sua fala durante a entrega da UEI, enfatizou que este é um momento de concretização de sonhos. “Aqui é uma entrega de muitos sonhos, para muitas famílias. Eu sei da luta que elas passaram durante mais de uma década, durante os anos em que essa creche estava aqui, com sua construção iniciada, mas nunca tinha sido, de fato, entregue para a população funcionando. Aqui hoje nós estamos concretizando o sonho da população, de todo esse conjunto, que é a creche funcionando, entregue realmente funcionando, com as instalações adequadas, com toda a estrutura, equipada”, afirmou, acrescentando:

“Hoje mais de 250 crianças vão ter a oportunidade de estudar, de crescer, de vencer na vida através da educação no nosso município, porque aqui está mais uma conquista, uma realização. As adequações que foram necessárias se fazer, a reforma, foram com recursos próprios. Todas as instalações elétricas, hidráulicas, de acessibilidade, as condições melhores, tudo feito com recursos próprios, investimento que a gestão está garantindo para a educação pública da cidade de Mossoró”, concluiu o gestor.

A solenidade de entrega UEI contou ainda com apresentação de crianças das turmas do Infantil II, matutino e vespertino, recepção com música da Banda Artur Paraguai e presença dos secretários municipais Cledinilson Morais (Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito), Evanice Fernandes (Assistência Social e Cidadania), Morgana Dantas (Saúde), da primeira-dama do município, professora Cinthia Raquel, além dos vereadores além dos vereadores Lawrence Amorim, Ricardo de Dodoca, Edson Carlos, Naldo Feitosa, Marckuty da Maísa, Lucas das Malhas, Raério Araújo e Wiginis do Gás.

Confira mais fotos da UEI Alice Dias da Silva:

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)