Tamanho da fonte

Prefeitura de Mossoró e INCRA realizam mutirão para confecção de DAPs

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), resultou num mutirão para a confecção da Declaração de Aptidão ao Pronafe (DAP). A medida é voltada para agricultores familiares assentados de Mossoró e outras cidades da região.

Diretor de unidade da SEADRU, Cleiton Dantas explicou que o INCRA potiguar solicitou apoio da pasta municipal para a realização deste mutirão. “Nós estamos ajudando o Incra na confecção das DAPs, que é algo que muitos agricultores dos assentamentos têm dificuldades de conseguir”, frisou.

Cleiton destacou que a DAP é de fundamental importância para o agricultor familiar. Com ele, o assentado pode vender seus produtos para programas governamentais, ter a possibilidade de conseguir financiamentos e demais políticas públicas.

“O documento comprova que aquele agricultor familiar consiga vender, por exemplo, para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Ele também, através desse documento, pode conseguir financiamento junto aos bancos oficiais e entrar em outras políticas públicas voltadas para o público da agricultura familiar”.

Representando o INCRA, Gledson Silva, analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário do órgão, ressaltou também a importância do agricultor familiar adquirir a DAP.

“O Incra pensou nesse mutirão no intuito de providenciar o importante documento para o assentado que é a DAP. A importância desse mutirão é justamente incentivar esse financiamento dentro do município. Ao invés de agente estar emitindo esse documento em Natal viemos para Mossoró e trouxemos essa demanda para ser atendida mais próxima do meio rural, que é o nosso público-alvo”, enfatizou.

“Eles (agricultores familiares) já receberam uma orientação antecipada. Os líderes e presidentes das associações já passaram nos assentamentos recolhendo a documentação necessária. A medida é para não haver aglomeração no local”, acrescentou.

O mutirão atendeu, preferencialmente, durante dois dias (terça-feira e quarta-feira) representantes dos assentamentos de Mossoró. Nesta quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, será a vez dos assentados de Apodi, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, dentre outros municípios.

0 Comentário(s)