Tamanho da fonte

Prefeitura cria comissão para revisão e alteração do Plano Diretor de Mossoró

Por: Thiago Braga
Foto: Célio Duarte

A Prefeitura Municipal de Mossoró criou a Comissão Especial para Revisão e Alteração do Plano Diretor de Mossoró - CPDM. A medida está prevista em decreto nº 6.042, de 19 de maio de 2021, publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

O decreto prevê a necessidade de realização dos estudos visando à revisão e alteração do Plano Diretor de Mossoró (PDM), para a sua adequação às diretrizes gerais da política de desenvolvimento urbano estabelecidas pela Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, denominada Estatuto da Cidade, e observando as Resoluções do Conselho Nacional das Cidades - Ministério das Cidades, atual Ministério de Desenvolvimento Regional.

Entre as atribuições da comissão especial estão: analisar e atualizar, conforme a legislação já existente, os dispositivos do PDM, estabelecendo, para cada situação, as diretrizes que deverão ser seguidas; apreciar, nas situações que se enquadrarem nos parâmetros definidos na legislação atual do Município: a) propostas de alteração do PDM; b) intervenções de significativo impacto na paisagem urbana; acompanhar e intervir na revisão, atualização e prospecção decenal do PDM e instrumentos complementares; bem como outras competências definidas pela administração municipal.

A CPDM será presidida pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos – SEIMURB. “A proposta é que todos os segmentos da sociedade participem do debate de ideias. “É mais uma ação do Mossoró Empreendedora. Com a revisão do Plano Diretor nós estamos fazendo todo o planejamento para facilitar a vida de quem quer empreender em Mossoró para trazer emprego, gerar renda. Além disso, buscaremos dar funcionalidade aos terrenos de Mossoró. Trata-se de uma ação importante onde iremos chamar a população para participar e fazer um grande Plano Diretor que traga muito progresso e desenvolvimento para a cidade de Mossoró”, frisou Brenno Queiroga, secretário de Infraestrutura.

Em sua composição estarão representantes da administração pública e da sociedade civil organizada. “A partir de agora Mossoró passa a fazer a discussão do Plano Diretor através da comissão que contará com representantes do governo e da sociedade. Com objetivo sempre de fazer a cidade melhorar, avançar, se desenvolver. Todos terão representatividade desde o grande empresário até o vendedor ambulante.”, destacou Allyson Bezerra.

O decreto nº 6.042, de 19 de maio de 2021 que dispõe sobre a criação da Comissão Especial de Revisão e Alteração do Plano Diretor de Mossoró-CPDM e dá outras providências pode ser conferido na integra em: http://jom.prefeiturademossoro.com.br/2021/05/19/jom-n-o-614b/

0 Comentário(s)