Tamanho da fonte

 Cultura
Segunda-feira - 06/12/2021

Prefeitura autoriza licitação para realizar ampla reforma e modernização do Teatro Municipal

Por: Adneison Severiano
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró autorizou a realização da licitação para reformar e modernizar o Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A assinatura do lançamento do processo licitatório ocorreu na tarde desta segunda-feira (6). Uma ampla reforma na parte interna e externa do teatro será feita para beneficiar aos artistas, companhias e toda a sociedade mossoroense. Após os trâmites legais, a previsão é que as obras sejam iniciadas no início do primeiro semestre de 2022.

O templo da cultura mossoroense completou 17 anos em agosto de 2021. Depois de quase duas décadas da inauguração, o importante equipamento do Corredor Cultural de Mossoró será beneficiado com uma reforma. Palco de grandes espetáculos, promovendo a arte e a cultura no município de Mossoró, o Teatro Municipal viverá um novo momento a partir da reforma e melhorias que deixarão mais modernas as instalações. A ampla reforma trará acessibilidade e um espaço moderno em prol da arte e da cultura mossoroense, potiguar e brasileira. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) conduzirá o acompanhamento das obras.

“Vai ser feito toda uma reforma, troca das pastilhas externas que estão caindo. A revisão de toda a parte elétrica com substituição, a parte sonora será substituída também. O prédio terá acessibilidade para atender às normas atuais e de combate a incêndio. É uma reforma geral do teatro, onde nós iremos investir em torno de R$ 2 milhões. O prazo das obras é de oito meses para conclusão da reforma do teatro. O nosso intuito é que até o final de janeiro de 2022 estejamos iniciando as obras efetivamente”, destacou o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Lima.

O prefeito Allyson Bezerra assinou o lançamento do processo licitatório que vai definir a empresa que fará a reforma e modernização do Teatro Municipal. “É a primeira reforma do Teatro Municipal, uma reforma já bastante solicitada pelos artistas, por todos que fazem a cultura de Mossoró com o objetivo muito claro de termos um equipamento completamente reformado, em perfeitas condições para que possa receber aí grandes apresentações para deleite do povo de Mossoró, do Rio Grande do Norte e do Brasil”, ressaltou o prefeito.

Uma das antigas reivindicações da classe artística mossoroense será atendida pela Prefeitura de Mossoró com a reforma do Teatro Municipal, valorizando a cultura do município. “A assinatura desse contrato para licitação é fundamental no momento em que estamos fazendo a preservação do Teatro que precisa ser revitalizado na sua integralidade. Pela primeira vez após 17 anos nós vamos paralisar toda a agenda do Teatro para que se faça uma reforma geral. A reforma vem contribuir com a modernização desse equipamento que é fundamental para o desenvolvimento da cultura e da arte do município de Mossoró”, afirmou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.

Teatro Municipal

Uma das principais casas de cultura do município, o Teatro Municipal foi construído por meio de parceria da Prefeitura de Mossoró com a Petrobras. O Teatro Dix-huit foi inaugurado no dia 5 de agosto de 2004, com 743 lugares na plateia e camarotes com espaço para seis cadeirantes. No dia 6 de agosto de 2004, estreava o primeiro espetáculo no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Corredor Cultural

Além do Teatro Municipal, a Prefeitura de Mossoró tem trabalhado uma série de melhorias no Corredor Cultural da cidade. Este ano foi iniciada a reforma do Memorial da Resistência de Mossoró para recuperação de um dos principais pontos turísticos que valoriza a história de resistência dos mossoroenses liderados pelo prefeito Rodolfo Fernandes na batalha contra o bando de Lampião. A Praça da Convivência também está sendo reformada. As obras também contemplam o Museu Histórico Lauro da Escóssia.

“Nós estamos nesse momento adquirindo os equipamentos para a Pinacoteca,, que é a grande novidade do Museu, ou seja, são equipamentos culturais que estão passando por reforma e com objetivo de apresentar, contar a história de Mossoró, a história forte que nós temos, a história com tantos fatos relevantes a nível nacional e apresentar a história de Mossoró para o Brasil e para o mundo”, enfatizou o prefeito Allyson Bezerra.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


2 Comentário(s)


  • Raimundo nonatosobrinho
    Consideroimportante a história e a cultura de um povo, porém vejo a vida como sendo mais importante que a cultura. Porque mortos não vive a cultura. Quantasvidas custarão a reforma do Teatro Municipal? Pessoas estão a espera de uma cirurgia há anos, podem não estarem vivos para ir a reinauguraçãodo Teatro. Pessoas como Vicente que precisa de uma cirurgia com urgênciar não tem nenhuma previsão para realizar. O tempo vai mostrar se estou exagerando. O tempo que dáé o mesmo que cobra. De olhos no retrovisor.

  • Raimundo nonatosobrinho
    Consideroimportante a história e a cultura de um povo, porém vejo a vida como sendo mais importante que a cultura. Porque mortos não vive a cultura. Quantasvidas custarão a reforma do Teatro Municipal? Pessoas estão a espera de uma cirurgia há anos, podem não estarem vivos para ir a reinauguraçãodo Teatro. Pessoas como Vicente que precisa de uma cirurgia com urgênciar não tem nenhuma previsão para realizar. O tempo vai mostrar se estou exagerando. O tempo que dáé o mesmo que cobra. De olhos no retrovisor.