Tamanho da fonte

Quinta-feira - 13/09/2018

Prefeita visita obras do Saneamento Básico

Na manhã desta quinta-feira, 13, a prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, e a equipe de engenheiros da secretaria, visitou importantes obras que irão possibilitar que Mossoró esteja, ao final do próximo ano, 90% saneada. A prefeita iniciou a visita na obra do emissário de recalque da estação elevatória que está sendo implantado no cruzamento da Rua Haroldo Gurgel e Avenida Cunha da Mota, no bairro Alto da Conceição. Esse emissário faz parte do conjunto de equipamentos, em geral dentro de uma edificação subterrânea, destinado a promover o recalque das vazões dos esgotos coletados. Os bairros Alto da Conceição, Alto do Xerém, Belo Horizonte, Carnaubais e Lagoa do Mato fazem parte da bacia 7. Nesses bairros já foi realizada toda a implantação das tubulações nas ruas. Na época em que a tubulação foi implantada não era possível realizar a ligação, pois as estações elevatórias não existiam. Com esse trabalho de construção e estruturação das estações, dentro de 60 dias a população desses bairros poderão realizar as suas ligações. Fernanda Silva, mora na Avenida Cunha da Mota e ficou feliz em saber que, logo logo, o mau cheiro e a água suja em frente a sua casa vão deixar de existir. "Esse mau cheiro incomodava muito, tenho criança em casa e esse esgoto traz muita muriçoca e ela tem alergia. Vai ser uma maravilha tirar esse esgoto do meio da rua", disse ela. Rosalba também esteve no bairro Barrocas onde está sendo construída a estação elevatória da Bacia 1, que em breve também estará em pleno funcionamento. Essa estação vai garantir o esgoto tratado para os bairros: Barrocas, Santa Helena, Três Vinténs, Pousada dos Thermas, parte do Santo Antônio e dos Abolições.
A prefeita destacou a importância dessa obra que era pra ter sido entregue a população no ano de 2009. "O contrato teve início em 2007, e começaram o serviço ao inverso, colocando primeiro as tubulações. Depois foi tudo completamente paralisado e se passaram muitos anos. Agora tenho esse compromisso com a população que é finalizar essas obras e garantir o saneamento básico para os mossoroenses", disse a prefeita.
Ruas recuperadas
Quando ocorreu a implantação das tubulações nas ruas da cidade, os serviços ficaram inacabados e mais de 80 ruas de Mossoró ficaram esburacadas e necessitando de reparos. Atualmente, a prefeitura de Mossoró destinou uma de suas equipes da Operação Tapa-Buraco para a recuperação dessas ruas.
A prefeita Rosalba Ciarlini visitou a rua Hermógenes Nogueira da Costa, no bairro Barrocas, que está passando por recuperação e falou sobre esse trabalho que vem sendo realizado diariamente. "Essa buraqueira aqui não foi provocada por chuvas, aqui ficou assim porque quando colocaram a rede de esgoto deixaram a vala aberta. Nessa situação são 80 ruas e vamos trabalhar na recuperação de todas", disse Rosalba.
Segundo os moradores da região, eles já não aguentavam mais os transtornos causados pelos buracos. Seu Artur Fernandes mora na rua Hermógenes Nogueira da Costa e ficou satisfeita em ver que os serviços estão sendo realizados. "Faz uns 8 anos que fizeram esse serviço e deixaram esses buracos aí, junta lama, mosquito. Tava precisando demais. Era uma reivindicação antiga dos moradores, vai melhorar tudo agora", disse.

0 Comentário(s)