Tamanho da fonte

Segunda-feira - 23/01/2017

Prefeita consegue ambulância com UTI móvel

O fortalecimento da saúde de Mossoró passa por uma série de ações que foram iniciadas ainda na primeira semana de governo da prefeita Rosalba Ciarlini: retorno do transporte para pacientes que precisam de tratamento em outros centros, reativação das ambulâncias do Samu, cujos veículos estavam quebrados, reabastecimento das Unidades Básicas de Saúde – que estavam sem medicamentos. Além disso, a prefeita tem intensificado visitas na infraestrutura da área, visando garantir o funcionamento do AMI (Ambulatório Materno Infantil), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e Centro Clínico Vingt-un Rosado.

Na primeira quinzena de gestão, a prefeita recepcionou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que veio conhecer o funcionamento da rede básica de saúde, além de equipamentos que se voltam à média e alta complexidade, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional Tarcísio Maia, que é mantido pelo Governo do Estado. No caso da estrutura da rede municipal, o ministro elogiou o trabalho e confirmou que iria credenciar a UPA do Belo Horizonte, que receberá verba federal posteriormente.

Aproveitando a visita do ministro em Mossoró, a prefeita Rosalba Ciarlini, além do credenciamento da UPA, solicitou o envio de mais uma ambulância com UTI móvel. O ministro confirmou o pleito e o veículo chegará à cidade até o final do mês de fevereiro.

A ambulância com UTI móvel reforça as ações do Samu, além de proporcionar agilidade no atendimento a quem precisa de atendimento de urgência, bem como atender aos casos graves, nos quais pacientes precisam ser levados para outros municípios, como Natal por exemplo.

A prefeita Rosalba Ciarlini tem deixado claro que a saúde é uma das prioridades de sua gestão. Tanto que esteve na pasta duas vezes, em menos de duas semanas, para conhecer a estrutura e ver o que precisa ser melhorado. A infraestrutura de alguns prédios precisa de restauração. Outros estavam totalmente abandonados, conforme foi constatado pela prefeita quando da vistoria que ela fez na Vigilância Sanitária, AMI e CEO.

0 Comentário(s)