Tamanho da fonte

Terça-feira - 14/08/2018

Oficina Étnico-Racial chega às Escolas Municipais

Na manhã desta terça-feira, 14, a Escola Municipal José Benjamin, no Inocop do Alto de São Manoel, recebeu a visita de professores e alunos do curso de Educação no Campo, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A equipe realizou oficinas que destacam a verdade na história do povo africano e seus descendentes. O objetivo é mostrar aos alunos do Ensino Fundamental a riqueza da cultura dos afrodescendentes. “Essas oficinas fazem parte do nosso projeto de ensino. Os alunos da nossa graduação estão pesquisando e produzindo meios de como chegar as escolas do Ensino Fundamental e mostrar a importância de aprender mais sobre a história do povo negro que foi escravizado em nosso país. Além disso há uma cultura riquíssima que precisa ser mostrada para que a atual geração de população negra possa se orgulhos de suas tradições”, explicou Ady Canário, professora da licenciatura Educação no Campo, da UFERSA. Na escola houve palestra, exposição de livros, artes e apresentação de dança brasileira influenciada pelas tradições africanas. Nos debates foram destacados os Direitos Humanos para evidenciar que todos são iguais perante a justiça. Na oportunidade foi também destaque os discursos sobre identidade racial e as lutas contra o racismo. A Escola Municipal José Benjamin mantém em sua biblioteca um acervo atualizado de obras que mostram a história do povo negro, como forma de incentivo ao estudo sobre a raça. “Existe uma lacuna enorme que precisa ser preenchida. Esse vazio na nossa grade curricular potencializa o racismo contra os negros a partir do momento que só é mostrado essa figura de forma caricata. É preciso que as pessoas que pensam a Educação em nosso país implantem uma disciplina específica para contar a história dos africanos e seus descendentes. A educação é o melhor instrumento contra o preconceito”, afirmou Antônio Fernandes, professor de História da Escola José Benjamin.

0 Comentário(s)