Tamanho da fonte

30/08/2021 - Editado há 1 mês

Núcleo de Tecnologia dá sequência à capacitação de professores e supervisores

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno/PMM

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) dá sequência à capacitação voltada a professores a supervisores da rede de ensino da Prefeitura de Mossoró. Neste segundo semestre, estão sendo ofertadas duas turmas do curso “Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem”, com carga horária total de 60h.

De acordo com Cristhiane Marques, professora-formadora e coordenadora do NTM, o curso tem o objetivo de apresentar o Google Classroom, de modo a estimular a inserção do aplicativo na prática pedagógica dos professores, em especial no ensino remoto.

“O curso tem duração de dois meses, acontece no formato virtual com oito aulas síncronas para apresentação dos conteúdos e plantão de dúvidas e ainda encontros assíncronos no WhatsApp e no ambiente virtual do Google Classroom”, destacou Cristhiane.

A formação é uma das quatro estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação envolvendo a ferramenta Google Classroom. “Além do curso, temos as lives para atender ao maior número possível de professores e alunos, formulário virtual para que os participantes possam encaminhar, de modo contínuo, dúvidas e receber as respostas do NTM e também a ferramenta tutorial disponibilizada no portal da educação com orientações sobre o Google Classroom”, explica a coordenadora do Núcleo.

Segundo Cristhiane Marques, a próxima live da programação de formação continuada acontecerá no dia 8 de setembro, às 15h, no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube. O encontro discutirá o tema “Dinamizando a sala de aula com o Google Apresentações” e terá como palestrante Maura Fernandes, professora do NTM e dinamizadora do laboratório de informática da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha.

“Na formação continuada, trabalhamos intensamente com a promoção de cursos, lives, estudos nas escolas e, também, construindo parcerias com as universidades, buscando atender ao maior número de professores, bem como às necessidades solicitadas através do formulário virtual de comunicação”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.

SOBRE O NTM

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal funciona no Edifício Joaquim da Silveira Borges, prédio da Escola de Artes, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Nesse período da pandemia, o funcionamento acontece na modalidade remota.

O objetivo do NTM é capacitar os profissionais da educação da rede municipal de ensino para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), contribuindo, assim, para sua inserção no processo ensino-aprendizagem.

No contexto de ensino remoto, o Núcleo de Tecnologia tem desenvolvido um papel imprescindível no processo de formação continuada dos profissionais que integram a rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)