Tamanho da fonte

Terça-feira - 05/10/2021

Mossoró Rural realiza assessoria técnica com apicultores

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

O projeto Mossoró Rural, parceria da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEADRU), realiza assessoria técnica com apicultores mossoroenses.

Atualmente, 15 produtores estão sendo assistidos pelo Mossoró Rural. Eles são das comunidades de Cabelo de Nego, PA Bela Vista, Mulugunzinho, Camurupim, Assentamento Favela e PA Santa Rita.

Consultor do Sebrae, Flaviano Lira destaca que o projeto tem tido uma aceitação satisfatória. “O trabalho já apresenta resultados. Ele está alavancando a apicultura da região em termos de mobilizar os apicultures. Estamos sentindo o trabalho com resultados satisfatórios, algo que não tinha antes”.

Flaviano ressalta que os pequenos apicultores não tinham a assistência técnica para o desenvolvimento dessa atividade. “O pequeno agricultor de Mossoró passou oito anos de estiagem e esse período foi muito ruim e também eles não tinham uma assistência técnica para alavancar sua produção. Agora eles estão sendo assistidos através dessa parceria”, enfatizou.

“A gente observa com os agricultores que a cada momento que voltamos aos locais de produção os serviços que foram pedidos na assistência técnica estão sendo feitos. Os apicultores estão cumprindo cada etapa. Estamos observando esses resultados e isso surte efeito no ganho econômico dele. A atividade dele estará melhor e produzirá mais resultados”.

Flaviano Lira destaca a importância do manejo da cera velha. “É importante que seja feita a renovação, ou seja, o manejo da apicultura para ter o resultado ideal. A substituição de quadros velhos por quadros com cera aveolada nova tem a finalidade de aumentar a produção de mel. A assessoria técnica tem o objetivo de fazer com que todos os apicultores possam povoar todas suas colmeias”.

0 Comentário(s)