Tamanho da fonte

Sexta-feira - 27/08/2021

Mossoró integra projeto inovador em educação para a primeira infância

Por: Maricelio Almeida
Foto: SME

Mossoró é um dos quatro municípios do país a participar de um projeto inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, intitulado “Qualificação Direta em Primeira Infância”. A iniciativa, realizada em parceria com a Petrobras, contempla mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede municipal de ensino.

A primeira etapa do projeto aconteceu no início deste mês, com o Seminário de Mobilização e Engajamento, que contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento, realizado no dia 10 de agosto, em formato virtual, os profissionais da rede acompanharam palestra ministrada pela professora Cláudia Costin, ex-ministra da Administração durante o governo Fernando Henrique Cardoso, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo e ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro.

O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância” terá duração de três anos. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.

“Além dessa interação que vamos ter com secretarias e experiências de diversas regiões do país, temos a oportunidade de trabalhar a criança na perspectiva integral e integrada, sempre com esse olhar de que o trabalho desenvolvido agora na primeira infância terá, de fato, reflexos na sociedade, nesse adulto que formaremos”, destaca a secretária municipal de Educação de Mossoró, professora Hubeônia Alencar.

De acordo com a titular da pasta da Educação municipal, a próxima etapa do projeto consiste na realização das mentorias, promovidas pela professora Cláudia Costin, que é atualmente diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas, setor responsável pela execução da qualificação.

“Estamos em contato direto com a professora Dra. Cláudia Costin, o que é muito especial para nós. Ela, que é ex-ministra, ex-secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, ex-secretária de Cultura do estado de São Paulo, é alguém que tem muito a agregar. Já tivemos uma palestra com ela e agora esse trabalho de mentoria acontece diretamente conosco”, explica Hubêonia, acrescentando que a primeira mentoria está confirmada para o dia 3 de setembro, às 15h.

As outras cidades no país que também receberão suporte da FGV são Itaboraí (RJ), Laranjeiras (SE) e São Sebastião (SP).

PACTUAÇÃO

Ainda dentro da perspectiva de ações que auxiliem na promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos acontece, no próximo dia 2 de setembro, a partir das 15h30, em formato virtual, a audiência de pactuação do projeto “Primeira Infância Cidadã”, realizado pela Avante - Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O município de Mossoró participa da audiência, através da Secretaria Municipal de Educação, reforçando o seu compromisso com a primeira infância.

0 Comentário(s)