Tamanho da fonte

Sábado - 28/05/2022

Covi-19: Mossoró inicia aplicação da dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia neste sábado (28) a aplicação da terceira dose contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. O início da imunização com a D3 deste faixa etária foi confirmada pelo coordenador de Imunizações da SMS, Etevaldo Lima.

“É importante que a população atualize sua situação vacinal, seja ela a segunda dose, terceira dose ou que inicie o esquema. E para o público de 12 a 17 anos é importante que essas medidas também sejam atendidas”, disse o coordenador que explica que diante de um determinado tempo existe uma diminuição da resposta imune desses imunizantes e é de fundamental importância a aplicação da dose de reforço nesta faixa etária também.

“Com o passar do tempo a resposta imune diminui dos imunizantes dos quais estamos trabalhando. Então é importante que esse público de 12 a 17 anos também venha reforçar seu esquema vacinal, ou seja, não são mais recomendado duas doses, assim como a população adulta, eles passam a necessitar de uma terceira dose para garantir a resposta imune e satisfatória”.

A recomendação foi divulgada na noite desta sexta-feira (27) pelo órgão federal. Segundo o comunicado do MS, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Se houver indisponibilidade do imunizante, a Coronavac pode ser usada.  Ainda segundo o Ministério da Saúde, no caso dos adolescentes imunossuprimidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

Neste final de semana haverá dois pontos de vacinação em Mossoró disponibilizados pela Secretaria de Saúde. Na Unidade Básica de Saúde Maria Soares, localizada vizinho a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel, o horário de vacinação será das 08h às 16h no sábado (28) e domingo (29). Já no Partage Shopping Mossoró a vacinação ocorre das 10h às 18h neste sábado e das 11h às 18h no domingo.

Estes dois pontos também estão vacinam contra a Influenza e sarampo. Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso.

E ainda: trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade. Na vacinação contra a Covid-19, são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.

0 Comentário(s)