Tamanho da fonte

"Mossoró Forragem" produziu mais de 200 toneladas de silagem em 2022

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

O levantamento mais recente da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra que já foram até o momento produzidas em 2022 o total de 200 toneladas de silagem (milho e sorgo) na zona rural de Mossoró.

De acordo com a pasta municipal, a maior quantidade foi produzida na comunidade de Oiticica. Foram produzidas na localidade 90 toneladas. Na sequência aparece a Serra Mossoró. São 30 toneladas de forragem de sorgo e 25 toneladas de forragem de milho, totalizando 55 mil quilos produzidos na comunidade.

A comunidade de São Romão produziu 40 toneladas. Já em Cabelo de Nego o total chegou a 15 toneladas. Sarah Raquel Fernandes, uma das coordenadoras do programa, destaca a importância do "Mossoró Forragem" para agricultores familiares.

“O programa 'Mossoró Forragem' tem como objetivo atender o agricultor familiar disponibilizando o maquinário para que ele possa no período chuvoso produzir suporte forrageiro suficiente para o rebanho, principalmente no período de estiagem”.

Houve no ano passado a produção de 3 mil toneladas de silagem através do programa "Mossoró Forragem". O processo de ensilagem é uma das formas de convivência com o semiárido e é importante para aproveitar o excesso de forragem produzido na estação chuvosa para uso no período seco. Ele garante um alimento suculento e mantém a maior parte de sua umidade e de alto valor nutritivo. É uma fonte de alimentação volumosa e nutritiva de baixo custo permitindo reduzir os custos com o uso de concentrados.

O programa é voltado para agricultores cadastrados no Programa Semear e programas executados pela Emater potiguar. O projeto disponibiliza o maquinário para que o agricultor realize a forragem, silagem e feno para a alimentação dos animais, principalmente no período sem chuvas. Ele disponibiliza para os beneficiados ensiladeiras, ensiladeira de saco, enfardadeiras e carroções e que o produtor teria um custo elevado se não contasse com o apoio do projeto.

Podem participar do programa agricultores que tenham interesse em conservar a forragem e manter a qualidade nutritiva para ser ofertado aos animais durante a estiagem. O agricultor que quiser fazer parte do programa deve entrar em contato pelo número de telefone 3315-5189, que também funciona como WhatsApp. A equipe trabalha por agendamento. Os documentos necessários são o CPF, RG e comprovante de residência.

0 Comentário(s)