Tamanho da fonte

 Cultura
Sexta-feira - 18/06/2021

MCJ: Polo Cultura Popular reúne tradição das quadrilhas e muito forró


Foto: Wilson Moreno/PMM

O forró pé de serra dos regionais e as quadrilhas juninas tem espaço garantido no Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual. Na noite desta sexta-feira (18), diretamente do Polo Cultura Popular, os artistas da terra e os quadrilheiros que representam quadrilhas da cidade deram levaram muita música e animação durante live transmitidas pelo canal oficial da Prefeitura de Mossoró no YouTube.

A Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação do MCJ totalmente on-line para curtir com segurança em casa por conta pandemia da Covid-19. Na segunda live desta semana, no Polo Cultura Popular (TCM), a Banda Forró Music e a Quadrilha Nação Junina abriram as apresentações da noite. Wendell Thalison, que um dos fundadores da Quadrilha Nação Junina, aproveitou o momento para matar a saudade de dançar quadrilha. Ele e mais três integrantes da quadrilha participaram representando o grupo de quadrilheiros do bairro Alto de São Manoel.

“É muito gratificante para a gente que é quadrilheiro desde berço, eu danço quadrilha há 16 anos. Quando a pandemia apareceu foi um baque muito grande para a gente da cultura e nós que abrangemos a arte em geral. Essa atitude do Mossoró Cidade Junina Virtual é uma forma de matar nossa saudade da nossa origem que é a quadrilha, que é a festa junina, que é o Mossoró Cidade Junina que é um dos maiores João do Brasil. Para gente é uma saudade muito grande que estamos matando aqui hoje”, afirmou Wendell Thalison.

Para Marcondes Silva, zabumbeiro da Banda Forró Music, a retomada das apresentações de forma virtual é um recomeço para artistas. “É um projeto muito importante que a Prefeitura Municipal de Mossoró executa para poder os músicos que estavam sem uma renda iniciar agora, pelo menos dá um pontapé inicial. Uma dificuldade enorme mais de um ano sem fazer eventos, sem trabalhar para poder se manter esse projeto é muito importante, estamos aqui com coração cheio de alegria por está participando desse momento tão especial que é o São João, um momento de felicidade e de dançar”, ressaltou.

O regional Nordeste Sangrento contou com a irreverência da Quadrilha Erro de Cálculo e botaram todo mundo para dançar forró. “Uma felicidade imensa porque praticamente dois anos sem São João. A Prefeitura de Mossoró fazer esse evento maravilhoso, satisfação imensa fazer esse evento maravilhoso. O nosso regional Nordeste Sangrento é um regional de uma quadrilha junina e então quando abriu essa oportunidade dissemos vamos embora agarrar. Estamos com repertório totalmente junino para as quadrilhas que vão se apresentar com regional dá o seu melhor, matar a saudade do arrasta pé gostoso”, disse Wellington Banana, músico do Nordeste Sangrento.

A alegria ficou garantida com a Quadrilha Erro de Cálculo do bairro Bom Jardim. “Pense em uma festa que eu estava com saudade seu menino, eu estava doido em casa e quando essa pandemia acabar vou dançar os 60 dias de Mossoró Cidade Junina. Quero agradecer a prefeitura pelo Mossoró Cidade Junina Virtual. Mamãe está me assistindo em casa, papai está me assistindo em casa e minha família todinha visse. O negócio bom é Mossoró Cidade Junina Virtual”, comentou Carlitos Lucas, quadrilheiro e diretor da Erro de Cálculo.

Ainda no Polo Cultura Popular o Regional Incendeia e a Quadrilha Alegria Matuta se apresentaram. O momento foi emoção para quadrilheiros e músicos que voltaram a se apresentar no MCJ. “A emoção é gigante, a saudade estava imensa. Só gratidão por esse momento”, a quadrilheira Mayra Karla, da Quadrilha Alegria Matuta.

O Regional Incendeia não deixou ninguém ficar parado e trouxe um repertório repleto de canções juninas para acalentar os corações que estavam com saudades do MCJ. “Para nós é uma emoção muito grande, uma satisfação enorme está podendo matar um pouco da saudade do que é brincar São João da forma Regional Incendeia”, enfatizou o cantor Naelson Júnior.

A também vocalista do Regional Incendeia Rose Paulo comentou o momento participação no MCJ 2021. “Uma satisfação enorme, matar a saudade dos palcos, não sentindo o calor contagiante perto um do outro, mas a gente sente o calor através das câmeras”, disse.

Gabi Viegas, vocalista do Regional Incendeia, comentou que o coração do quadrilheiro dispara só de ouvir os acordes das canções juninas. “O sangue quadrilheiro pulsa né, o coração fica apertadinho de saudade da galera, do público que vibra com a gente, mas está aqui nesse momento, mesmo na pandemia, mesmo com toda precaução, é maravilhoso”, comentou.

A live com encerrada com muito forró de Renatinho de Upanema com participação da Quadrilha Juventude Nordestina. O artista antes de subir ao palco disse que a emoção era intensa. “A emoção é muito de está de volta para tocar para essa galera. Nós que somos músicos parados a quase um ano e meio, e voltar nem que seja de forma remota pela internet. Estou muito feliz de poder proporcionar tudo isso para galera forrozeira do nosso Brasil e Nordeste brasileiro”, destacou Renatinho.

Carlos Klinfton, que é quadrilheiro da Juventude Nordestina do bairro Santo Antônio, disse que a apresentação no MCJ Virtual fez relembrar a emoção de dançar na Arena Deodete Dias. “É uma sensação muito incrível, sensação de está dentro da Arena dançando com nossos amigos que não estão aqui participando”, disse.

MCJ 2021
A Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura realiza o Mossoró Cidade Junina, de 12 a 27 de junho. A alegria do São João chega nas casas dos mossoroenses, levando de forma virtual o Pingo da Mei Dia, Cidadela, a Estação das Artes, o Chuva de Bala, o Boca da Noite e a Cultura Popular. A programação do MCJ acontece nos Polo Estação das Artes (Teatro Municipal Dix-Huit Rosado), Polo Cidadela, Polo Cultura Popular. Toda programação é exibida na internet, sem presença de público nos locais onde as atrações estarão se apresentando.

São 11 dias de lives do Mossoró Cidade Junina com cerca de 80 bandas e artistas do município se apresentando nos três polos com transmissão ao vivo no canal da prefeitura no YouTube: https://www.youtube.com/prefeiturademossorooficial. O MCJ e o filme do Chuva de Bala no País de Mossoró envolvem mais 400 artistas e técnicos, gerando renda para os artistas e todos os profissionais envolvidos. Um plano sanitário foi adotado em todas atividades do evento para garantir a segurança dos artistas, técnicos e equipe de coordenação. Todos os participantes do MCJ passam por testagem periódica da Covid-19 e só podem entrar nos polos após resultado negativo no teste, além do uso obrigatório de máscara. Os protocolos de prevenção ao novo coronavírus são seguidos nos polos.

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)