Tamanho da fonte

Quinta-feira - 20/05/2021

Mais de 16 toneladas de alimentos da agricultura familiar são entregues em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) apontam que já foram adquiridas mais de 16 toneladas de alimentos da agricultura familiar através do Programa Compra Direita que tem parceria do Governo Estadual, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e da Prefeitura de Mossoró, por intermédio da Secretaria de Agricultura.

O total de alimentos recebidos até a manhã desta quinta-feira, 20, era de 16.182,80 quilos nas três primeiras etapas de entrega dos mantimentos pelos agricultores familiares beneficiados pelo programa. O montante representa 1.830 kits distribuídos. Destes, 654 serão distribuídos durante esta quinta-feira.

O secretário de Agricultura, Faviano Moreira, destaca a importância do Compra Direta tanto para os agricultores familiares quanto para as famílias beneficiadas pelos produtos.

“Esse programa vem numa hora muito boa porque ele agrega a questão de um preço justo ao produtor com a capacidade de escoar a produção. Se não fosse esse programa, essa possibilidade de venda, o agricultor teria muita dificuldade e talvez até perdesse parte da safra lá no campo. E por outro lado, temos a questão da assistencial. Muitas pessoas que não teriam possibilidade de pagar ou ter acesso a esses alimentos de qualidade”.

A primeira etapa teve um total de 586 famílias beneficiadas com a entrega dos kits da agricultura familiar. Os produtos distribuídos foram polpa de caju, caju congelado, feijão verde, acerola congelada, banana pacovan, mel de abelha sachêt, macaxeira, abóbora e coco seco. O peso médio dos kits foi de 9 quilos.

Esta etapa contemplou sete entidades, sendo três delas escolas estaduais (Abolição IV, Francisco Antônio e Cardeal Câmara), e quatro CRAS (Bom Jardim, Barrocas, Alto de São Manoel e Bom Pastor). A doação simultânea foi realizada no último dia 12 desse mês.

A segunda distribuição e entrega dos produtos ocorreu na última terça-feira, 18. Ao todo, 590 kits foram distribuídos com produtos como polpa de caju, acerola congelada, banana pacovan, mel de abelha sachêt, macaxeira, abóbora, coco verde, bata doce, cebolinha, limão e melão. A quantidade chegou a 5.310 quilos.

As entidades beneficiadas neste dia foram a Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, o CRAS Nova Esperança e a Associação Abolição III.

A 3ª etapa será realizada nesta quinta-feira. Os kits serão distribuídos na Escola Estadual Diran Ramos do Amaral e nos CRASs do bairro Costa e Silva e Quixabeirinha. São ao todo 654 kits previstos para serem entregues nesta etapa. Os produtos são polpa de caju, acerola congelada, mel de abelha sachêt, macaxeira, abóbora, coco verde, coco seco, cebolinha, limão, mamão e melancia.

DOAÇÃO SIMULTÂNEA (1ª ETAPA) – 12 DE MAIO

- Total de beneficiários (kits): 586