Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Segunda-feira - 17/01/2022

Inserção de novos beneficiários no Auxílio Brasil injetará R$ 11 milhões por mês na economia de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) mostra que a inserção de novos beneficiários no programa Auxílio Brasil (PAB), substituto do Bolsa Família, vai injetar R$ 11 milhões por mês na economia de Mossoró. O estudo da SEMASC também destaca o empenho da Prefeitura de Mossoró ao estabelecer, desde janeiro do ano passado, o retorno do horário normal de trabalho de seus servidores.

O documento aponta a assertividade da gestão atual em priorizar o atendimento às famílias que procuram serviços, notadamente as equipes do Cadastro Único. O órgão conta atualmente 26 entrevistadores sociais distribuídos entre as três unidades de cadastramento que atuam, incansavelmente, para inserir os dados das famílias que procuram os serviços junto ao sistema, o que resulta em mais famílias contempladas, desse modo movimentando a economia com a inclusão delas em programas sociais.

A ação do Cadastro Único do município conseguiu incluir mais famílias nos programas sociais. O atendimento às famílias é prioridade do órgão ligado à Secretaria de Assistência Social. O trabalho realizado ao longo dos últimos meses pela SEMASC resultou no incremento e avanço nesse número expressivo de famílias cadastradas.

De acordo com o estudo, o benefício mensal contemplará diretamente às famílias, melhorando os indicadores de segurança alimentar e nutricional entre os mais pobres, já que as famílias tendem a gastar uma parte considerável do valor recebido em alimentos.

“Isso é resultado do trabalho sério e comprometido do pessoal do Cadastro Único, que busca as pessoas alertando sobre seus direitos. O resultado está aí. Passamos de cerca de 20 mil famílias cadastradas para mais de 26 mil, o que produzirá um impacto de R$ 11 milhões por mês na economia local. Esse impacto beneficiará diretamente nossa economia. O dono do supermercado, dono da feirinha, aquele pequeno comércio do bairro terá mais dinheiro circulando. As famílias beneficiadas vão poder usufruir de serviços básicos, que é o que elas minimamente merecem”, destacou o titular da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Thiago Marques.

O Governo Federal disponibilizou neste mês de janeiro a primeira lista de concessões de seu novo programa. Em relação a novembro do ano passado, o número de famílias que entraram no programa de transferência de renda subiu de 20.385 para 26.408. Foram adicionadas 6.023 novos benefícios na folha de pagamento do PAB. Em dezembro do ano passado, o Governo Federal publicou decreto estabelecendo parcela mínima de R$ 400,00 até dezembro deste ano.

O levantamento da pasta municipal cita estudo realizado em 2013 pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que apontou que cada R$ 1,00 gasto com o Bolsa Família gerava-se um impacto de R$ 1,78 no Produto Interno Bruto (PIB). Este será o mesmo impacto gerado pelo Auxílio Brasil na economia.

AUXÍLIO BRASIL

O primeiro passo para receber o Auxílio Brasil é se inscrever no Cadastro Único para programas sociais. O órgão realiza o cadastramento de novas famílias e convoca as que possuem o cadastro único a manterem seus dados atualizados para terem acesso aos benefícios socioassistenciais.

“Nós continuamos promovendo de segunda a sexta tanto a realização de cadastros novos como também a atualização cadastral das famílias que estiverem precisando. Os novos cadastros entram na análise para possíveis concessões durante o ano”, explica Mônica Raquel, técnica de Referência do Cadastro Único.

Ela lembra que as famílias com o cadastro atualizado poderão ter acesso ao PAB e outros programas, sendo toda a economia beneficiada com a inserção de mais renda para movimentar o comércio local.

O Cadastro Único possui três unidades de cadastramento no município. “Nós temos três pontos de cadastro único em Mossoró. Funcionamos no Centro Administrativo, bairro Centro, na avenida Alberto Maranhão, e temos uma unidade também dentro do CRAS Barrocas”, explicou Mônica.

As famílias podem procurar o Cadastro Único mais próximo para realizar a atualização cadastral ou a inserção no cadastro único. Os interessados devem estar munidos de documentos pessoais (identidade, CPF, carteira de trabalho, título, certidão de nascimento ou casamento).

“Não precisa trazer cópias dessa documentação. Traz a documentação original. Se tiver criança de 0 a 17 anos, trazer CPF, certidão de nascimento, um documento original caso a família só disponha de xerox. Mas, apresentando um documento original, já consegue o atendimento”, completou.

Para que a família seja habilitada ao Auxílio Brasil, além de atender aos critérios de elegibilidade e ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses, é importante que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e registros em outras bases do Governo Federal. A seleção é feita de forma automática e considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil.

CALENDÁRIO

O calendário de pagamento de 2022 do Auxílio Brasil tem início nesta terça-feira (18). Para saber em que dia o benefício fica disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular.

Para cada final do NIS há uma data correspondente.

18 de janeiro – NIS final 1

19 de janeiro – NIS final 2