Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 23/12/2021

Inscrições para o Garantia-Safra 2021/2022 são prorrogadas até a 1ª semana de janeiro

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM

As inscrições para o programa Garantia-Safra 2021/2022 foram prorrogadas até a primeira semana de janeiro. Inicialmente, elas se encerrariam no último dia 20 deste mês. É uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tem o propósito de garantir segurança alimentar de agricultura da região Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.

Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), Cleiton Dantas destaca a importância do agricultor participar do Garantia-Safra. Ele vai assegurar um valor predeterminado em caso de perda da safra.

“A importância do agricultor em realizar a inscrição no programa é que ele terá uma garantia se, por ventura, vier a perder sua safra de milho, feijão, mandioca. O valor que será pago a esse agricultor é de R$ 850 dividido em cinco parcelas do que seria o período de ele colher”.

Cleiton Dantas também ressalta que Mossoró tem 2.500 vagas no programa, mas que somente 600 estão inscritos e que é necessário que os agricultores façam a inscrição para terem acesso ao Garantia-Safra. Ele revelou que mais de 700 pessoas foram bloqueadas ao longo dos últimos anos e que uma força-tarefa conseguiu desbloqueá-las.

“Nós temos 2.500 vagas, mas devido a algumas informações desencontradas, o Tribunal de Contas da União (TCU) acabou bloqueando as DAPs, que são Declarações de Aptidão ao Pronaf. Foi conseguido ao longo dos anos o desbloqueio. Fizemos também ao longo deste ano mutirões para que os agricultores fizessem ou regularizassem o documento. Consequentemente, as portas foram abertas para esses programas governamentais, inclusive o Garantia-Safra”, explicou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)