Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Terça-feira - 10/08/2021

Gestantes assistidas pelo CRAS Barrocas recebem orientações sobre amamentação e saúde mental

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Thiago Hipólito

O Centro de Referência da Assistência Social do bairro Barrocas recebeu nesta terça-feira ações do Mês da Primeira Infância. O mês de agosto foi escolhido por abarcar, no dia 24.08, a comemoração do Dia da Infância, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As atividades tiveram início no último dia 5 e vão se estender até o próximo dia 31.

Enfermeiros da Unidade Básica de Saúde Sinharinha Borges realizaram palestra sobre a importância do aleitamento materno e a atualização do cartão de vacina das gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Houve também uma palestra da psicóloga Lígia Sousa sobre saúde mental na pandemia.

O enfermeiro Lindemberg Mendes destacou a importância da amamentação para a saúde da criança. O profissional da UBS do bairro Barrocas ressaltou ainda que o leite materno tem todos os nutrientes para o desenvolvimento do recém-nascido.

“O aleitamento materno, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de fundamental importância para a saúde da criança. O aleitamento materno exclusivo, até o sexto mês de idade, é o alimento perfeito e completo para a criança. No leite materno nós encontramos todos os nutrientes que a criança necessita para seu crescimento e desenvolvimento. Por isso que nós da UBS Sinharinha Borges, juntamente com a equipe, estamos hoje aqui no CRAS Barrocas com o objetivo de sensibilizar, de conscientizar as mães e toda a comunidade sobre a importância do aleitamento materno”, enfatizou o enfermeiro.

Emanuelle Kananda, de 19 anos, assistiu a palestra sobre o aleitamento materno e tirou diversas dúvidas sobre o assunto. Ela acredita que esse encontro foi muito importante para mulheres que esperam o primeiro filho e têm dúvidas de como amamentar o filho.

“Eu acredito que é muito importante para pessoas como eu que está iniciando a primeira gravidez. Tinha muita coisa sobre a amamentação que eu não sabia. Eu achava que era só colocar o bebê no peito e pronto, mas não, eles deram todas as informações de como amamentar. Também aprendi sobre as vacinas que tem de dar ao bebê. Tirei bastante dúvidas. Muito que eu pensava que não era importante na gravidez para o bebê eu descobri que realmente é muito importante e faz toda a diferença”, disse Emanuelle que se aproxima da oitava semana de gravidez.

Secretária de Desenvolvimento Social e Juventude de Mossoró, Janaína Holanda disse que está muito contente com o resultado que as ações do Mês da Primeira Infância vêm tendo nesses primeiros dias. Ela disse que as atividades que estão sendo realizadas estão trazendo de volta vida para os equipamentos sociais.

“O Mês da Primeira Infância está sendo muito positivo. Temos uma participação muito boa das pessoas. Eu costumo dizer que o Mês da Primeira Infância está trazendo vida, está fazendo os CRASs pulsarem novamente. É muito bom vê crianças, idosos e gestantes nos nossos equipamentos, ainda que num número limitado porque a gente precisa seguir todos os protocolos de segurança”, disse.

PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL

A atividade realizada nesta manhã no CRAS Barrocas também abordou à questão da saúde mental neste período de pandemia, em que as pessoas tiveram de se isolarem para diminuir a disseminação e a contaminação da Covid-19.

A psicóloga Lígia Sousa ressaltou que muitas mulheres sofrem de sintomas depressivos durante a gestação e no pós-parto e com esse distanciamento social imposto há uma preocupação com a saúde mental.

“A gente sabe que 20% das mulheres passam por sintomas depressivos leves após a gestação, que acontece no pós-parto. Melancolia, tristeza, instabilidade de humor são sintomas comuns. E quando isso não é cuidado pode evoluir para depressão mais grave, para um quadro de rejeição ao bebê por questão de adoecimento, além de questões psicológicas, como delírios, alucinações”, revelou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)