Tamanho da fonte

 Educação
Quinta-feira - 10/06/2021

Fórum Municipal dos Conselhos Escolares debate desafios e possibilidades em tempos de pandemia

Por: Comunicação
Foto: Foto: Reprodução (Youtube)

Na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o Fórum Municipal dos Conselhos Escolares 2021. O evento trouxe como tema “Conselhos Escolares em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”. O encontro foi realizado de forma virtual, com transmissão ao vivo pela internet.

O encontro é realizado anualmente pelo Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação. O Fórum se caracteriza como um espaço para acompanhamento, socialização e avaliação das políticas públicas educacionais que envolvem a gestão democrática.

Na abertura do fórum, a secretária de Educação de Mossoró explicou a importância dos conselhos. “Os conselhos escolares são órgãos que acompanham, deliberam e fiscalizam as ações tanto do ponto de vista político pedagógico quanto do ponto de vista administrativo e financeiro das escolas. Isso significa que a atuação é extremamente importante e representativa. O conselheiro representa todo um segmento. Seu papel vai além da fiscalização da aplicação dos recursos. Também cabe ao conselheiro pensar as políticas públicas voltadas para a Educação”, destacou Hubeônia Alencar, secretária municipal de Educação.

A titular da pasta ainda enalteceu outras atribuições dos conselhos escolares. “Zelar, primar pela manutenção de uma política pública de qualidade, a participação da sociedade, descentralização das ações, permitindo uma gestão democrática”, acrescentou Hubeônia Alencar.

O fórum foi composto por: Relatos das experiências exitosas, através das participações de Meire Núbia da Escola Municipal Dr. José Gonçalves e Maquezia Morais; Relatório das Atividades Realizadas pelo GAFCE em 2020 – Profa. Ma. Rilzonete Batista (SME) e Profa. Ma. Márcia Fonseca (SME); Palestra: “Conselhos Escolares em tempos de pandemia: desafios e possibilidades” – Promotor Olegário Gurgel Ferreira Gomes (4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró/RN).

“Educar sempre foi e sempre será dependente de uma decisão, de uma vontade. É basicamente vontade. A mobilização de toda a comunidade se integra como força catalizadora de uma vontade de aprender e ensinar”, frisou Olegário Gurgel Ferreira Gomes, palestrante e Promotor de Justiça do MPRN.

O Fórum dos Conselhos Escolares de Mossoró ainda contou com participações de conselheiros, gestores, supervisores, professores, estudantes, pais de estudantes, técnicos da SME e docentes de outras cidades do Rio Grande do Norte.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)