Tamanho da fonte

Terça-feira - 04/04/2017

Famílias que recebem BPC devem procurar setor de Cadastro Único

A Prefeitura Municipal de Mossoró está convocando as famílias com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) de assistência ao idoso e à pessoa com deficiência para se inscreverem no Cadastro Único.

Desde novembro de 2016, a inscrição no Cadastro Único para programas sociais se tornou obrigatória para o requerimento, a concessão e a revisão bienal do BPC. Além disso, de acordo com o Decreto Presidencial nº 8.805, de 07/07/2016, as informações também devem ser mantidas atualizadas.

O Setor de Cadastro Único para Programas Sociais do Município informa que as famílias beneficiárias do BPC deverão encaminhar-se até dezembro deste ano de 2017 aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos seus respectivos bairros para sua inserção no sistema, evitando a suspensão do seu benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o gerente do CadÚnico, Max Holanda, esta é uma determinação do Governo Federal e quem não estiver inserido, ou com os dados atualizados, pode perder o benefício a partir do próximo ano.

De acordo com informações da Secretaria, o chamamento é para cerca de dez mil pessoas. “É importante que as pessoas venham procurar o serviço para que não deixe de receber o benefício a partir de próximo ano”, explicou Max Holanda.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude está localizada na Avenida Jerônimo Rosado, próximo ao Colégio Dom Bosco, e o Plantão Social na Rua José de Alencar, por trás da Riachuelo. Para mais informações, o setor atende nos números 3315-4995 e 3315-4987.

Confira a localização das unidades do CRAS em Mossoró:

CRAS´S Endereço

CRAS ABOLIÇÃO IV          Rua: Raimundo Fernandes, s/n – Abolição IV / Prox. a DELEGACIA

CRAS BELO HORIZONTE Rua: Capitão Luiz Firmino, 717 – Belo Horizonte/Prox. à CAIXA D´ÁGUA

CRAS BOM JARDIM         Rua: Artur Bernardes, 385 – Bom Jardim/Prox. a AQUARAMA

CRAS BOM JESUS             Rua: Antônio Geraldo de Medeiros, 01 – Bom Jesus/Ao Lado da Igreja Católica

CRAS BOM PASTOR        Rua: Francisca da Nobrega Gurgel, 136 – Bom Pastor/Prox. ao Residencial Veronic

CRAS COSTA E SILVA      Rua: São Francisco, 120 – Costa e Silva/Vizinho a Igreja Católica

CRAS INDEPENDÊNCIA  Rua: Nicácia Costa Araújo, 184 – Independência/Prox. Posto de Saúde da Est. Da Raiz

CRAS NOVA ESPERANÇA              Assentamento Nova Esperança, Zona Rural – Mossoró/RN

CRAS QUIXABEIRINHA   Rua: Miguel Augusta, 14 – Quixabeirinha/Prox. Depósito de Mat. De Const. SACI

CRAS REDENÇÃO             Rua: Aldo Damião, 315 – Redenção/Prox. a Igreja Católica