Tamanho da fonte

Famílias de Riachinho, Rancho da Caça e Fazenda Nova recebem complementação alimentar

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Pouco mais de 200 famílias das comunidades de Riachinho, Rancho da Caça e Fazenda Nova receberam nesta sexta-feira (1º) complementação alimentar. As cestas básicas foram enviadas pelo Governo Federal e estão sendo entregues pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

A distribuição da complementação alimentar começou por Riachinho. A localidade foi contemplada com 80 cestas básicas. Na sequência a caravana esteve em Rancho da Caça e distribuiu cestas para mais 80 famílias. Em Fazenda Nova foram contempladas 48 famílias.

“Graças a Deus é muito importante. Ajuda muito. Agradeço muito receber. A dificuldade da gente é grande e vamos ter alimento suficiente para nossos filhos. Eu tenho dois filhos. É uma ótima ajuda”, disse o agricultor Devan Barros, da comunidade de Riachinho.

“Essa cesta básica vai ajudar muito. A carestia está grande e a Covid prejudicou bastante. Está sendo uma ajuda boa. Comida na mesa é sempre importante”, falou Severina Lima, agricultora também do Riachinho.

“É muito importante para a gente receber essas cestas básicas. A maioria do pessoal aqui não tem uma renda certa para se manter. Essas cestas chegaram numa hora boa. A gente fica muito agradecido”, disse o agricultor Railton Andrade Silva, da comunidade de Rancho da Caça.

O prefeito Allyson Bezerra esteve presente e destacou a importância de assegurar a complementação alimentar das famílias que residem na zona rural.

“É uma importante ação de assistência social e de cidadania para essas famílias. Sabemos que por conta da pandemia muitas famílias ainda estão com dificuldade. Toda a ajuda que chega é muito bem-vinda, chega num momento importante para essas famílias”.

Os secretários de Agricultura e da Assistência Social e Cidadania também participaram do momento. Eles salientaram a importância da ação nas comunidades e os critérios adotados para a entrega das cestas básicas às famílias.

“Foi feita a seleção de mais de 40 comunidades. Praticamente 30% da zona rural de Mossoró somente nessa semana estão recebendo a complementação alimentar. Essa seleção é feita mediante critérios sociais e também com a ajuda da própria comunidade, seguindo os critérios sociais enviados pelo Governo Federal”, disse Faviano Moreira, titular da SEADRU.

“Hoje estamos conseguindo fazer a entrega nas comunidades de Riachinho, Rancho da Caça, Fazenda Nova contemplando regiões que tem uma necessidade maior, que sofreram com a estiagem ao longo de todo o ano passado e estamos aqui trazendo essa oferta de dignidade de feijão na mesa. A gente está conseguindo distribuir cerca de 1.500 cestas básicas justamente para poder amenizar toda a problemática trazida pela pandemia, pela seca e vários outros problemas, inclusive de natureza social que as famílias da zona rural passam”, emendou Thiago Marques, titular da SEMASC.

Desde a última terça-feira (29) que as cestas básicas estão sendo distribuídas na zona rural. As comunidades contempladas até o momento são Maracanaú, Mulunguzinho, Assentamento Favela, Sítio Ema, Santo Antônio, Tabuleiro Alto, Barreira, Barreirinha, Santa Rita de Cássia, Cabelo de Nego, Guarajás, Bela Vista, Jurema, Boa Fé, Arisco I, Arisco II, Arisco III, Moinho Velho, Coqueiro, Montana, Olga, Rancho da Caça, Fazenda Nova e Riachinho.

0 Comentário(s)