Tamanho da fonte

10/09/2021 - Editado há 1 mês

Exposição Auto da Liberdade Memórias é atração cultural do fim de semana

Por: Adneison Severiano
Foto: Allan Phablo/PMM

A Exposição Auto da Liberdade Memórias continua em cartaz no Partage Shopping. A programação cultural é atração deste fim de semana para mossoroenses e visitantes de outras cidades. A entrada é gratuita. A exposição é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o shopping.

A visitação foi aberta ao público no dia 1º de setembro e mais 700 pessoas visitaram a exposição, dentre elas, mossoroenses e turistas de várias cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados.

A exposição ficará em cartaz até o dia 30 de setembro, feriado municipal em homenagem a Abolição dos Escravos em Mossoró. Quem visitar a exposição poderá ver de perto a riqueza da história de Mossoró, contada a partir dos itens do espetáculo teatral Auto da Liberdade. São alguns figurinos e acessórios usados pelo elenco nesses 20 anos de realização do Auto da Liberdade. Fotos do espetáculo registradas pelas lentes de fotógrafos que participaram de edições da Maratona Fotográfica Mossoró Terra da Liberdade também estão sendo exibidas.

O acervo foi reunido na exposição para preservar a memória e história da liberdade mossoroense. A iniciativa foi alternativa adotada pela Secretaria de Cultura para ser realizada na pandemia da Covid-19. A pandemia inviabilizou a apresentação do espetáculo Auto da Liberdade no ano passado e em 2021, que tradicionalmente é encenado para milhares de pessoas em palco ao ar livre.

A exposição retrata a história da celebração dos quatro atos libertários de Mossoró: Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Motim das Mulheres, em 1875, quando as mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928.

“Convidamos os mossoroenses a prestigiarem a exposição que traz um pouco da grandiosidade da nossa história de liberdade e que foi contada brilhantemente pelos nossos artistas durante 20 anos. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização do Auto da Liberdade ano passado e em 2021, mas precisamos manter a história do pioneirismo de liberdade de Mossoró na memória do nosso povo”, ressaltou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.

O horário de visitação segue o período de funcionamento do Partage Shopping, das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h domingos e feriados. Os visitantes devem seguir todas as recomendações e protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19 adotados pela Prefeitura de Mossoró e o Partage Shopping. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social. Os visitantes devem higienizar as mãos com álcool em gel.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)