Tamanho da fonte

Terça-feira - 21/06/2022

Saúde no MCJ: Unidade garante atendimentos à população durante festa

Por: Wesley Duarte
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Durante todos os dias de festa do “Mossoró Cidade Junina” 2022, a Prefeitura de Mossoró garante saúde de qualidade através da Unidade de Pronto de Atendimento instalada dentro do evento. A estrutura atende a casos leves, como também realiza atendimento de urgência e emergência.

Com a iniciativa do Município, hospitais que historicamente atendiam pessoas provenientes da festa, pouco registraram ocorrências. Isso porque a unidade instalada na Praça de Eventos possibilitou um atendimento humanizado e eficiente, não sendo necessário o encaminhamento para hospitais da cidade.

Nesta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Atenção Especializada, divulgou balanço dos atendimentos realizados nas noites de festas na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Somado às duas primeiras semanas de shows e o "Pingo da Mei Dia", foram registrados 268 atendimentos. Diretora da Atenção Especializada, Egislândia Oliveira informou que a maioria desses atendimentos foi devido à embriaguez.

“Graças a Deus os nossos atendimentos, até o momento, são, em sua grande maioria, por motivos de embriaguez, desmaio, falta de ar por motivo de aglomeração. Ela também destacou o pequeno número de atendimentos por agressão. “Nós não tivemos até o momento nenhum atendimento por ferimento por arma branca, nem arma de fogo. Só tivemos dois atendimentos por agressão leve”, disse.

O aparato em saúde pública disponibiliza quatro ambulâncias em todas as noites de festa. Os veículos são postos em locais estratégicos, visando rápida locomoção do paciente em caso de necessidade. A equipe médica no local é constituída por médico, enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

“A nossa unidade tem 10 leitos para atendimentos de urgência e emergência. No local também tem um leito de sala vermelha”, completou Egislândia Oliveira.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS

"PINGO DA MEI DIA" – 59 atendimentos