Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Quarta-feira - 10/11/2021

Estagiários do Criança Feliz passam por oficina sobre Estatuto da Criança e do Adolescente

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), através da Gerência Executiva e Gestão do Trabalho (GEGT), realizou nesta quarta-feira (10) a IV Oficina do primeiro ciclo de capacitações realizada ao longo deste ano pela pasta municipal. Nesta etapa o tema foi o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou recentemente 31 anos.

“Nós iremos discutir propriamente a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente. Também iremos discutir ao final do momento sobre os equipamentos que compõem a rede de proteção e atendimento à criança e ao adolescente aqui no município de Mossoró, como também iremos para o debate a cerca dos 31 anos de comemoração do ECA, que fez neste ano”, explicou Raíssa Kelly, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Redenção.

A ação é voltada para os estagiários do Programa Criança Feliz. “O tema dessa oficina é para esmiuçar o Estatuto da Criança e do Adolescente e fazer uma relação dessa lei com a prática profissional desses estagiários dos equipamentos da assistência social”, destacou a assistente social da Gerência de Gestão de Pessoas, Dorisângela Lima.

Dorisângela ressalta ainda que o Núcleo de Educação Permanente tem essa preocupação em capacitar os estagiários remunerados que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. Este ano várias ações já foram realizadas.

“Nós estamos realizando aqui a nossa quarta oficina. Outras três já foram realizadas e culminaremos em dezembro com a última oficina deste primeiro ciclo. Ano que vem teremos o segundo ciclo de oficinas para estagiários e um elemento muito importante que vale destacar é que as duas primeiras oficinas foram propostas pela própria equipe gestora, mas essas três últimas oficinas foram sugestões dos próprios estagiários sobre a luz do que eles acham importante para melhorar o serviço deles”.

Estagiário do Programa Criança Feliz do CRAS Alto de São Manoel, Rafael Queiroz enalteceu o momento de aprendizado e destacou ainda o conhecimento adquirido nestes momentos de capacitação pelo que os estagiários passam.

“É muito importante a gente entender a questão dos direitos das crianças e principalmente neste contexto de crianças de 0 a 3 anos, que é o público voltado ao Criança Feliz. Para nós enquanto estagiários é muito importante ter esse conhecimento dos direitos e ensino geral. É muito importante que a gente tenha esse contato, sendo primeiramente com a legislação para saber realmente quais são os direitos das crianças e para quando nós formos realmente fazer as visitas podermos colocar o que aprendemos em prática, proporcionando o melhor atendimento para aquelas famílias”.

Atualmente o Programa Criança Feliz conta 30 estagiários trabalhando diretamente com crianças de até 6 anos de idade e gestantes. Está em processo a contratação de mais 20 estagiários para o programa.

* Fotos: Wilson Moreno/SECOM/PMM

0 Comentário(s)