Tamanho da fonte

Segunda-feira - 20/03/2017

Escolas públicas municipais recebem trabalho educativo sobre trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito iniciou hoje, 20, as atividades de educação no trânsito no entorno das escolas públicas municipais. A ação tem o objetivo de garantir a segurança, além da orientação aos condutores e pedestres. Os primeiros locais a receber as atividades foram a Escola Municipal Professor Manoel Assis, no bairro Boa Vista e a Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, no Aeroporto.

A pedagoga da Secretaria, Maribel Oliveira, explicou que as atividades acontecem nas escolas nos horários de entrada e saída dos alunos. “Realizamos o trabalho externo, com a comunidade, no entorno da escola, com orientação sobre velocidade, respeito à faixa de pedestre e às leis do trânsito, e interno, com palestras para alunos e professores, sobre segurança dos pedestres, ciclistas e passageiros”.

A diretora da Escola Manoel Assis, Leonice Paiva, destacou que o trânsito é realmente difícil naquele local, pois são duas escolas vizinhas. “Aqui nos horários de entrada e saída é muito difícil, todos os dias, por isso é muito importante uma ação como essa. Nós realizamos periodicamente trabalhos de orientação sobre trânsito, para que os alunos se tornem multiplicadores, mas chegar diretamente aos pais, foi muito bom”.

A supervisora Maria Geonave frisou ainda a importância do ensinamento correto às crianças. “Nós vemos aqui que há a necessidade de trazer os alunos para escola, às vezes são pessoas que moram mais distantes, mas se os pais trazem seus filhos sem capacete, param na rua lateral para não serem vistos pelos guardas, passa um ensinamento errado para as crianças”, afirmou.

A estudante do 6º ano, Maria Heloísa disse que aprendeu bastante com a palestra na escola. “Aprendi que para estar seguro no trânsito, temos que ter atenção. Quando estivermos no papel de pedestre, devemos andar pela faixa, prestar atenção para os lados. Os passageiros devem utilizar o cinto de segurança ou o capacete, dependendo do transporte”.

Maribel Oliveira explicou que a ação está sendo realizada no entorno das escolas municipais porque são as que as aulas começaram mais recentemente, mas que pode se estender para as demais. “O trabalho pode ser realizado o ano todo, em qualquer escola, basta que a instituição, seja pública ou privada, solicite à Secretaria”, concluiu a pedagoga.

0 Comentário(s)